Nova Roma do Sul é um pequeno e aconchegante munícipio da Serra Gaúcha, localizado a cerca de 160Km de Porto Alegre. Cercado por paisagens cênicas é o destino ideal para estar em harmonia com a natureza, conhecer o estilo de vida serrano e curtir a gastronomia típica dos imigrantes Italianos, Poloneses e Suecos.
A cidade recebeu pelo terceiro ano consecutivo o Circuito Trilhas & Montanhas. No último sábado (dia 7) ocorreu a 6ª Etapa do CTM – Trilhas de Nova Roma, a prova teve percursos de 7,12 e 22 quilômetros de corrida em trilhas e montanhas; e reuniu mais de 700 atletas de diversas cidades do Rio Grande do Sul.
Os grandes campeões foram:
DISTÂNCIA LONGA:
Fabrícia Barnart Magalhães – Equipe: Time T & M – Tempo: 02h47min
Sidimar Pimentel Saraiva – Equipe: Time T & M – Tempo: 02h12min
DISTÂNCIA MÉDIA:
Caciane Lucia Zonatto – Equipe: Night Runners Gravataí – Tempo: 01h28min
Evandro Audibert – Equipe: Km Livre – Tempo: 01h07min
DISTÂNCIA CURTA:
Camila Backes – Equipe: Teutorunners – Tempo: 41min
Lucio Alencar – Equipe: Vidativa – Tempo: 35min
Classificação completa disponível no site da 3c Timing Cronometragem.
Tenho um carinho especial por Nova Roma do Sul, minha cidade vizinha e desde meados de 2010 meu “quintal” para treinos, passeios e, é claro muita diversão.
E falando em diversão…foi no início de 2012 que resolvi me aventurar no rafting do Eco Parque Cia Aventura e como guia do meu bote tive o Odair Paravisi, também conhecido por Grilo. Desde então nos tornamos grandes amigos e no final de 2017 no I Trilhas de Nova Roma, tive a honra de vê-lo estrear no CTM e se sagrar o grande campeão da prova na distância longa. Detalhe, era sua estreia no trail running também!

Tenho uma admiração, carinho e respeito, enormes pelo Odair. Ele se doou demais nesta 6ª Etapa do CTM, juntamente com os amigos Evandro Maciak, Samir Piola, Fabiano Borella e demais integrantes da equipe Respire.
“Esse ano está sendo o mais difícil da minha vida no esporte, fora das provas e treinos por lesão desde a 1ª Etapa do Circuito Trilhas & Montanhas em Maquiné. Tá sendo bem difícil…essa prova me salvou, não entrei em depressão pois concentrei meu pensamento no firme objetivo de dar a todos um grande percurso, de ver todos felizes na nossa cidade, […]” relata emocionado Odair.
O percurso desta prova começou a ser planejado pelo Odair, Evandro, Samir, Fabiano e cia ainda no final da etapa de Nova Roma do Sul do ano passado. Foi uma ano intenso para eles, afinal um evento deste padrão não se constrói da noite para o dia.
São trilhas para serem abertas (muitas vezes à facão) e mantidas, autorização dos proprietários das terras, segurança nos pontos mais perigosos do percurso, aprovação do Luís (Coordenador Geral do Circuito Trilhas & Montanhas) e mais diversos requisitos!
A prova (em minha opinião) foi a melhor do Circuito Trilhas & Montanhas 2019, até o momento. Um percurso extremamente técnico; rico em trilhas, montanhas, riachos, cascatas…paisagens exuberantes e pouquíssimas estradas. Uma prova que me conquistou do início ao final, e já explico o por que…
Clima ameno e chuva fraca na largada, poucos metros de corrida e já estavamos adentrando em trilhas. Ultrapassei e fui ultrapassada por alguns atletas logo após a primeira trilha e em seguida formei um trio com a Salete Parise e Márcio Reis. Seguimos juntos “escalando” as montanhas, “esquiando” as trilhas, “comprando” alguns terrenos e principalmente nos divertindo!

Chegando nos paredões de acesso à Cascata Filtro dos Sonhos (trecho mais técnico do percurso), fiquei maravilhada com a beleza do local e pensei comigo mesma ‘Vou guardar esse lugar com muito carinho em minha memória, pois fotográfo não terá aqui’! Engano meu…descendo mais alguns metros de trilha em meio à pedras, galhos e água me deparo com a Ane sentada em uma encosta em meio aos paredões, registrando e eternizando aquele momento de tamanha beleza e superação.

Alguns metros mais abaixo visualizo um enfermeiro da Equipe Magda Chagas atento a possíveis acidentes e o Odair Paravisi. Que emoção encontra-lo por lá…registramos o momento e segui a trilha dizendo diversas vezes “Que percurso espetacular, Grilo (Odair Paravisi)! Que prova sensacional! Parabéns!”

Concluimos a trilha da Cascata e iniciamos a temida subida do vale do Rio da Prata, dessa fez o Márcio Reis que puxava o trio. Chegando ao topo da montanha fomos presenteados com mais um lindo visual e o Sérgio Gutheil registrando aquele momento.

Mais alguns quilômetros de trilhas e montanhas, e estávamos no Eco Parque Cia Aventura. Passando por lá, o Júlio (proprietário do Parque) me reconheceu e gritou “Boraaaa Mine…que os teus pedais eram mais difíceis do que isso!”, confesso que na hora até senti saudades dos pedais! (risos)
Mais trilhas, mais riachos, mais “compras” de terreno, mais puladas de cerca e mata-burros e finalmente….cruzei a linha de chegada de uma das melhores corridas que já participei!
Aguardando a premiação eu só ouvia atletas e amigos elogiando o percurso e o evento no geral. Aquele clima gostoso, sabe? De amizade, camaradagem, união e alegria que só o CTM proporciona ao final de cada etapa!
Chegado o momento da minha premiação, o Luis teve a brilhante ideia de chamar o Eduardo (meu namorado) para me entregar o trofeú e já o intimou para um “futuro pedido”! – risos. Impossível finalizar melhor essa corrida!
Parabéns à todos os atletas que se desafiaram na 6ª Etapa do Circuito Trilhas & Montanhas, independentemente da distância!
Parabéns também às equipes: L & E Eventos, Magda Chagas Enfermagem, 3C Timing Cronometragem, RP Sonorização, Youmovin, Clic Run, Loja Baú do Esporte; que fazem o CTM acontecer!
Agora é se preparar para as duas últimas etapas que ocorrem no dia 12 de outubro em Tupandi e 09 de novembro em Sério.
Nossas!!!
Relato fiel e emocionante. Parabéns Mine e estaremos juntos na próxima etapa de Tupandi.
Precisamos viver mais o momento e não focar sómente a Vitória.
Grande Márcio…
Sempre um prazer enorme percorrer partes do percurso contigo. Além da fantástica trilha sonora, teu carisma e bom humor nos motivam ainda mais!
Forte abraço e até Tupandi….
Que delicia ler os seus relatos das etapas do CTM.
Confesso que fico garimpando o Facebook em busca do resumão.
Como eu só fico na largada e chegada cuidando da cronometragem, me dá uma curiosidade danada de saber o que aconteceu nas trilhas, principalmente quando chegam com barro até nas orelhas.
Obrigado também por lembrar de nos colocar em seus agradecimentos.
Clavison
3C Timing
Grande Clavison e demais integrante da 3C Timing…
O trabalho de vocês é de extrema importância à cada etapa do CTM!
Trabalho esse, profissional, confiável e rápido; seja na apuração dos resultados ou na atualização do ranking.
Obs: uma hora dessas tente se aventurar, ao menos em uma etapa do Circuito se conseguir. É uma experiência sem igual!
Abraçãoooo e muito sucesso sempre!
Sou suspeito pra comentar rsrsrs somente dizer que fiquei realmente muito feliz com os comentários positivos e a boa repercussão da prova, aumentou a responsa pro ano seguinte, seguimos pra próxima que já está no forno. Tenho uma profunda admiração pela Jasmine (com todo respeito) “pelo conjunto da obra” tanto profissional como pessoal é fantástica, sua simplicidade, seu amor à natureza e as pessoas são encantadores, Jasmine e Eduardo são incríveis, grandes amigos, Trilhas de Nova Roma do Sul 2020 será belíssima, cenário perfeito pra algum “pedido” hehehehe
Os relatos da Jasmine nos colocam dentro da prova, sempre muito bons!!!
http://www.baudoesporte.com.br
Parabéns! Grande relato. Participei ,pela primeira vez de um circuito de trilhas e montanhas e, achei fantástico tudo que vivi nesta prova. Desde a organizacao, ambiente, clima e o belo e radical percurso.