Movimento Água da Casa.
Você sabia que são vendidas mais de 1 milhão de garrafas PET por minuto no mundo?
E que o percentual de reciclagem deste material no Brasil é de cerca 55%?
O material é 100% reciclável, mas infelizmente, esse potencial não é aproveitado por conta do descarte irregular. O percentual de garrafas pet que não é reciclado vai parar nos lixões, aterros, ruas, rios e no mar.
Mas o que podemos fazer para minimizar o impacto que esse plástico gera no meio ambiente? CONSUMIR MENOS!
Uma das alternativas é escolher melhor a embalagem do que se consome, preferindo o alumínio, se for possível, pois sua taxa de reciclagem é bem maior, e a maioria das bebidas oferece essa alternativa.
Mas e você já reparou que não se encontra água para vender em lata? Já existem marcas que comercializam essa opção no Brasil, mas ainda é raro de encontrar.

Então, como reduzir o consumo de garrafas PET quando queremos beber água?
Primeira opção é ter sempre consigo uma garrafa (pode ser de plástico – mas não PET, vidro ou alumínio), isso fará com que você beba mais água, gaste menos dinheiro comprando água por aí, e contribua para a diminuição do consumo desse material que tem uma taxa tão baixa de reciclagem e faz tão mal pra saúde do planeta.
A segunda opção é mais revolucionária, desafiadora, pois é a mudança de um hábito de consumo, que pode gerar uma reação em cadeia. E é essa ideia que queremos espalhar e fazer um grande MOVIMENTO.
Você sabia que em algumas cidades do Brasil é lei que bares, padarias, hotéis e restaurantes devam oferecer gratuitamente água filtrada aos seus clientes?
A ideia do MOVIMENTO ÁGUA DA CASA é que essa seja uma prática, sem que necessariamente seja lei, que esse seja um hábito das pessoas e dos estabelecimentos em prol do nosso planeta.

Como funciona?
Se você é consumidor:
- Quando for pedir água, peça água da casa, se for necessário, explique ao garçom que pode ser água filtrada, ou até da torneira (dependendo da cidade);
- Provoque essa mudança nos estabelecimentos que você frequenta, essa provocação é saudável, abre horizontes e possibilidades;
- Converse com proprietários de bares, restaurantes e lugares que você conheça e tenha abertura, fale sobre o MOVIMENTO e convide-os a aderir;
Se você é estabelecimento de consumo:
- Oriente sua equipe, fale sobre o MOVIMENTO, explique a importância e oriente-os a oferecer essa possibilidade;
- Você pode oferecer uma jarra de ÁGUA DA CASA como forma de boas vindas aos seus clientes, enquanto eles olham o cardápio e escolhem o que vão pedir;
- Coloque em seu cardápio a opção de água da casa, assim seu comprometimento com o meio ambiente e com esse MOVIMENTO é reconhecido e valorizado pela sociedade.
Mas muito importante, essa ÁGUA DA CASA não pode ser servida em copo descartável, assim não estamos gerando uma garrafa PET, mas estamos gerando outros resíduos que a reciclagem é menos provável ainda.
Esse é o nosso convite, essa é a nossa ideia, e convidamos você para fazer parte!!
Restaurantes: ofereçam água da casa
– Mineral ou da casa?
Consumidores: peçam água da casa
– Água da casa, por favor!
#aguadacasa