Alimentação sua aventura é fundamental, neste post compartilhamos um pouco sobre alimentos que você pode levar, com base em diversas experiências que tivemos nos últimos anos.

Atenção aos pontos a seguir:

  • Validade: é importante usar ingredientes que podem ser armazenados em temperatura ambiente. Você pode se safar trazendo algumas coisas como queijo ou salame, se você comê-los nos primeiros dias, mas na maioria das vezes, evite qualquer coisa perecível.
  • Leve: uma vez que você tem que carregá-lo em cada etapa do caminho, a comida na mochila deve ser o mais leve possível. Alimentos desidratados e liofilizados tendem a ser mais leves, embora existam muitas opções de mercearia que listamos também.
  • Caloria densa: caminhar consome muita energia, então você precisa de alimentos que possam reabastecê-lo adequadamente.
  • Tempo de cozimento: considere quanta paciência você tem para cozinhar sua comida e quanto combustível você levará. Alimentos de cozimento mais rápido tendem a ser preferidos pela maioria dos mochileiros para economizar combustível.

Na sua aventura

25-30 calorias por quilo de peso corporal, por dia é o que recomendamos!

Almoço (sugestões)

-sanduíches (requeijão, queijo, tomate, ricota, cenoura, pastas, frios) – levar pronto é o ideal
-massa instantânea com molho ou tomate picado. Molho pronto de saquinho.
-chips de legumes.
-água

Café (sugestões)

-barra de cereal
-banana ou frutas
-leite em po
-café solúvel ou passado
-pão integral com geleia ou requeijão, frios
-chás
-chocolate em pó
-água

Janta (sugestões)

-carne seca (desfiada cozida em casa)
-massa instantânea
-queijo ralado
-chips de legumes
-atum ou bacon
-água

Lanches (sugestões)

-chips de legumes
-frutas desidratadas
-chocolate 60% cacau
-amendoim e castanhas, mix
-barra de cereal
-paçoca
-doce de leite / barra
-água

Quando levar legumes e/ou frutas frescas, leve um pouco verdes (não tão maduras) para que amadureçam no caminho.

Dependendo do espaço e tempo, pode elaborar mais.
Já vimos risoto de gorgonzola com pêras em eventos da @soldeindiada

Água é importante!

Tenha sempre um reservatório e não espere ficar com muita sede para bebê-la. A sede é um sinal de desidratação.

Caso a água não seja potável, é possível levar pastilhas de cloro próprias para limpeza como o Clorin.

Existem uma infinidade de alimentos liofilizados e embalados a vácuo que fazem parte da culinária outdoor, mas este já é assunto para um outro texto!

Comente logo abaixo com a sua experiência, tuas dicas!

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3 Comentários de

  1. Maria Da Conceição Gomes 02/04/2021 no 01:12

    Amei as dicas

    Responder
  2. Pingback: Embarcamos com a Sol de Indiada para XII Travessia Borda dos Cânions

  3. Soraia Pádua 21/08/2021 no 08:36

    Legal! Obrigada

    Responder

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