Circuito Trilhas e Montanhas! A pequena cidade de Palmares do Sul, localizada no litoral norte gaúcho, foi sede da Trilhas das Dunas – 1ª Etapa do Circuito Trilhas & Montanhas 2021. O município foi criado no período do Brasil Império, como distrito pertencente ao município de Vila Conceição do Arroio, hoje chamado de Osório. Entre 1920 e 1950 ganhou importância com a implantação de um porto às margens do Rio Palmares e uma ferrovia até Osório.

Formou-se, então um entroncamento hidro-ferroviário, de onde se exportava couro e lã. Em 1930 foi introduzido o cultivo do arroz, cultura que mantém a cidade na condição de um dos principais munícipios gaúchos produtor deste cereal. Além disso, Palmares do Sul, possui mais de 15 lagoas próprias para esportes náuticos, pesca e lazer. Embora algumas fiquem em propriedades privadas, há opções disponíveis à população em geral.

Lembrada pela cultura do arroz, gado e, hoje da soja, Palmares tem riquezas que vão além das lavouras, mas que ainda são pouco exploradas. Sábado (23) foi a vez dos atletas do Circuito Trilhas & Montanhas, explorarem parte das dunas, trilhas e lagoas da região.

Com distâncias de 6, 12 e 16 quilômetros o “Trilhas das Dunas” que ocorreu na praia (que é chamada) de Balneário Dunas Altas , junto ao farol Rubem Berta em Palmares do Sul, foi considerado um sucesso entre os 350 atletas e suas respectivas assessorias esportivas das mais variadas cidades do Rio Grande do Sul.

Com muita dedicação e empenho aos treinos nos últimos tempos, os grandes campeões gerais, foram:

6 KM – DISTÂNCIA CURTA

Ketlen Petry – Equipe: Studio Ketlen Petry – Tempo Líq.: 31min 54seg

Mario F. Borges – Equipe: Vacaria Night Runners – Tempo Líq.: 25min 44seg

12 KM – DISTÂNCIA MÉDIA

Jocasta O. da Luz – Equipe: – Tempo Líq.: 59min 33seg

Igor K. dos Santos – Equipe: Noroeste Runners – Tempo Líq.: 54min 22seg

16 KM – DISTÂNCIA LONGA

Liege U. Gimenes – Equipe: Corratche – Ttempo Líq.: 01h 32min

Ledinor J. Justint – Equipe: Team Ultra Chico – Tempo Líq.: 01h 06min

Para Luis Leandro Grassel, diretor geral do Circuito Trilhas & Montanhas é uma alegria imensa poder estar iniciando mais um Circuito, após um 2020 um tanto quanto conturbado. “Em 2020 o segmento de eventos esportivos foi muito sacrificado em função da Pandemia do Covid-19, em especial os eventos ao ar livre, que não tiveram vez e nem voz. Sabendo dos mínimos problemas que poderiam ocorrer perante o vírus; por ser eventos ao ar livre, por estar em contato com o sol, vento, ar…não ocorrer aglomerações em locais fechados e seguindo os protocolos […]”

Organizadores de eventos esportivos (ao ar livre) foram os que mais tiveram problemas e prejuízos, principalmente financeiros ao longo dos últimos meses. “Agora com o aparecimento da vacina, já começa a aparecer uma luz maior no final do túnel. Possibilitando certamente, dar continuidade ao restante das etapas do Circuito Trilhas & Montanhas, mas seguindo sempre os protocolos de distanciamento social que a L&E Eventos criou e está seguindo.” complementa, Luís.

E por falar em retomada/continuidade tivemos diversos atletas retornando ao Circuito Trilhas & Montanhas. Dentre eles tivemos a volta da atleta Camila Backes, natural de Brochier/RS e residindo atualmente em Teutônia. A atleta estreou no CTM na última etapa do Circuito de 2017 na Comunidade de Linha Eulália, interior de Bento Gonçalves.

“Posso dizer que viver aquela experiência de estreia no CTM, causou um sentimento inexplicável de euforia, elação, alegria…que originou a minha paixão por este esporte.” relembra Camila, que foi a Campeã Geral Distância Curta 2019, e precisou fazer uma pequena pausa no Circuito Trilhas & Montanhas em 2020, em função da maternidade da pequena Rafa, com hoje 8 meses.

“É uma sensação ímpar, de muita alegria, realização pessoal, adrenalina e imensa gratidão, por ter o apoio incondicional da minha família (filha Rafaela e esposo Daltro)! Além disso, rever os amigos após esse longo período afastada das trilhas, foi sensacional!”

Com uma rotina bem diferente para realizar os treinos, com horários mais reduzidos e com as responsabilidades que a maternidade traz, está sendo bastante desafiador para Camila encontrar espaços de tempo para a realização dos treinos. “Recebi muito apoio do meu esposo, que me incentivou a retornar às competições do Circuito Trilhas e Montanhas 2021, o que me motivou e me fez superar as dificuldades. E assim, gradativamente vou retomando às trilhas…com cautela, empenho e muita paixão por esse esporte!” finaliza a atleta, esposa e mamãe; que mesmo com todas as responsabilidades da maternidade e vida pessoal se sagrou a Vice Campeã – Distância Curta nas Trilhas das Dunas em Palmares do Sul.

O CIRCUITO TRILHAS & MONTANHAS 2021 É UMA PROMOÇÃO E REALIZAÇÃO DA EMPRESA L&E EVENTOS LTDA. COM O APOIO DA: YOUMOVIN, 3C TIMING E CLIC RUN.

2 Comentários de

  1. Ronaldo 29/01/2021 no 19:22

    bela matéria, portal trekking RS como sempre cobrindo nossa paixão pelo esporte em corridas desafiadoras

    1. Jasmine Benato 03/02/2021 no 07:50

      Grande Ronaldo!
      Obrigada pelo carinho de sempre. E parabéns por mais uma corrida do CTM, sempre mandando muito bem!
      Abração e sucesso sempre…

Deixe Um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *