O saco de dormir faz parte do sistema de equipamentos para pernoitar em ambiente outdoor, indispensável para garantir uma boa noite de descanso. Muito utilizado por montanhistas, ele é responsável por isolar o calor que o corpo produz, mantendo o aquecimento em seu interior.

Pode ser encontrado em diversos modelos, cada um com suas características. Por isso, esse artigo busca te auxiliar na escolha do melhor modelo para você e em como utilizá-lo.

No mercado existem vários modelos e temperaturas.

O que é um saco de dormir?

Caso você não conheça, ele é aquele “saco” em que os aventureiros entram dentro para se manter aquecidos. Fazendo uma analogia simples com o dia a dia, para dormir utilizamos o colchão e o cobertor, em meio outdoor, o saco de dormir funciona como o cobertor e o isolante térmico como o colchão, ou seja, você precisa de ambos para uma noite de sono agradável.

Aqui vale lembrar que o saco de dormir não fornece calor, apenas isola a temperatura emitida pelo próprio corpo, evitando a perda de temperatura para o meio externo (frio). Por isso, é importante que você esteja bem alimentado para ter calorias suficientes para a emissão desse calor.

Além disso, sempre que possível, entre dentro do saco de dormir com o corpo já quente, para que o saco apenas mantenha a temperatura. Caso contrário, você irá demorar um pouco mais para ficar quentinho.

Um conselho é ter sempre um cobertor de emergência, ou manta aluminizada, em sua mochila. Ela auxilia muito em situações de emergência.

Como utilizar?

Assim como os outros equipamentos de acampamento, o saco de dormir é utilizado para pernoitar principalmente em lugares onde o acesso não permite a utilização de veículo, como nas montanhas. Além disso, os cicloviajantes e motociclistas têm aderido o seu uso, pois também precisam da compacticidade e leveza.

Como mencionado anteriormente, o saco de dormir deve ser utilizado em conjunto com o isolante térmico, sendo que você irá deitar dentro do seu saco de dormir e sobre o isolante térmico.

O sacos de dormir podem ser compactados e facilitam no transporte.

É comum que algumas pessoas queiram usar o isolante térmico dentro do saco de dormir, porém a forma mais eficiente é por fora, pois além de garantir maior conforto, já que você terá mais espaço dentro do saco de dormir, também proporciona maior isolamento térmico.

Tipos de enchimento:

Os três enchimentos mais comuns são os sintéticos, algodão e a pluma de ganso, sendo que a principal diferença entre eles são:

  • Pluma: É um dos melhores isolantes térmicos que existem, pois são muito leves, fáceis de compactar e se expandem muito quando abertos para uso, isso auxilia na retenção de calor, pois formam pequenas bolsas de ar, responsáveis por um ótimo isolamento térmico. Porém, quando úmidas elas acabam perdendo essas qualidades.
  • Sintético: É uma opção que exige menos cuidados quando comparado aos de pluma. Fornece bom aquecimento, inclusive quando está úmido. Mas acaba sendo mais volumoso e mais pesado que o de pluma.
  • Algodão: Essa opção é mais recomendada para quem não precisa economizar no peso e no volume, ideal para acampamento em local estruturado e de fácil acesso, por exemplo.

Definições de temperaturas:

Se você está pesquisando sobre os sacos de dormir provavelmente se deparou com a range térmica (faixa de temperatura). Elas servem como um comparação para informar qual a temperatura que o saco consegue suportar, mas vale lembrar que isso varia de acordo com a forma de uso e principalmente com cada usuário, ou seja, essas informações são aproximadas.

De forma geral, a range térmica está definida da seguinte forma:

  • Conforto: Se refere a temperatura ideal de uso, ou seja, quando você fica “relaxado” dentro do saco de dormir, sem sentir frio. É essa temperatura que você deve analisar quando for comprar o seu saco de dormir.
  • Limite: É a temperatura em que você já começa a sentir frio e provavelmente esteja em posição fetal, para reter mais o calor emitido pelo seu corpo.
  • Extrema: É a temperatura mais baixa que o saco consegue isolar. A partir dessa temperatura, é comum ocorrer casos de hipotermia, desde a leve até a grave, dependendo da região em que você está. Essa temperatura nunca deve ser utilizada para definir a compra do seu saco de dormir.

Entender as definições de temperatura te ajudarão a se preparar melhor e não passar frio.

Como escolher o saco de dormir a partir da temperatura?

Basicamente, você irá ver em qual região irá utilizar o seu saco de dormir e ver qual a temperatura mais baixa que pode fazer nesta região. Essa temperatura deve ser o conforto, ou o mais próximo disso, do saco de dormir que você vai comprar. Sendo que não deve estar muito abaixo da temperatura limite.

Caso você vá utilizar o saco em diversas regiões, com temperaturas mais distintas, veja qual o local mais frio que você vai e qual a faixa de temperatura do local e siga o mesmo processo mencionado acima. Não se preocupe em passar calor, pois se for esse o caso, você pode abrir o saco de dormir e usar ele como uma coberta.

Por exemplo, na temporada de montanha brasileira (inverno), o seu saco de dormir deve ser de pelo menos 0ºC conforto, pois essa temperatura é muito comum nessa época do ano.

Vale lembrar que, além de estar bem alimentado, cada um tem uma resistência ao frio. Então, antes de se aventurar em montanhas com temperaturas muito baixas, é bom “testar” previamente a sua resistência. Assim, você terá uma base maior para escolher o modelo ideal para você

Design do saco de dormir:

Existem dois tipos principais de saco de dormir, o estilo sarcófago e o retangular. Esses dois tipos estão ligados principalmente à retenção de calor, economia de peso e volume e ao conforto.

O tipo sarcófago possui a região dos pés mais estreita do que os ombros, permitindo otimizar o peso e o volume, pois utiliza menos tecido na região dos pés. Além disso, o  isolamento térmico é mais eficiente, pois conta com menos espaço interno para que o corpo tenha que aquecer.

Já o retangular normalmente é um pouco mais volumoso e pesado, indicado para temperaturas mais altas. Além disso, é uma ótima opção para campistas e quem busca uma opção mais confortável, pois a região dos pés é bem ampla.

Os modelos são variados, no entanto o sarcófago é o mais comum.

Características do saco de dormir:

Os sacos de dormir são desenvolvidos para os mais diversos tipos de usuários e contam com as mais diversas características para melhor atendê-los. Seguem as principais características:

  • Colar de aquecimento: Está localizado na região do pescoço e é importantíssimo para os sacos de baixa temperatura, pois evita a perda de calor pela região da cabeça.
  • Capuz ajustável: Evita a perda de calor pela região da cabeça. Além disso, quando está muito frio, ele pode ser ajustado a um nível em que deixa apenas o seu nariz de fora, otimizando ao máximo o isolamento térmico.
  • Proteção do zíper: Essa proteção acompanha o zíper de fora a fora, evitando a perda de calor por essa região. Também é encontrado em sacos para temperaturas mais baixas.
  • Bolso interno: Ótimo para guardar objetos que perdem a eficiência no frio, como o celular, lanterna de cabeça, etc.
  • Resistência à água: Ideal para otimizar o isolamento térmico dos sacos, principalmente os de pluma, pois evita que a umidade entre em contato com o enchimento. Um exemplo dessa umidade é a condensação natural da barraca.
  • Elasticidade: Alguns modelos possuem fibra elástica em sua composição, indispensável para quem tem dificuldade em dormir mais “apertado”.

Por fim, uma dica: caso esteja com muito frio, tente aquecer um pouco de água, colocar em uma garrafa e colocar dentro do saco de dormir, como uma “bolsa térmica”, ela ajudará a fornecer um pouco mais de calor. Apenas cuide para não molhar o saco de dormir, não se queimar e não acabar deixando o interior da barraca muito quente, pois isso pode aumentar a condensação.

Para acessar o site da loja AltaMontanha e conferir as melhores opções de saco de dormir disponíveis no mercado brasileiro clique aqui.

Segue algumas informações que valem ser reforçadas:

  1. O enchimento em pluma proporciona ótimo isolamento térmico, mantendo sua leveza e compacticidade.
  2. O enchimento sintético não é o modelo mais compacto e leve, mas consegue proporcionar excelente isolamento térmico mesmo em ambientes com clima úmido.
  3. Para escolher a temperatura ideal do seu saco de dormir se baseie pela temperatura conforto.
  4. A temperatura limite pode ser usada como base de escolha para pessoas que têm maior resistência ao frio. Aqui é necessário um conhecimento prévio sobre a sua resistência ao frio.
  5. Nunca leve em consideração a temperatura extrema, pois ela varia de acordo com cada organismo.

Os sacos de dormir também podem se diferenciar entre os femininos e masculinos.