Como será o futuro das suas viagens?

Viajar nos ajuda a compreender o mundo e amplia nossa visão sobre o todo. Conhecer culturas diferentes e ir para novos lugares abre nossa mente tornando-nos mais tolerantes para com as outras pessoas. Quando você listar os prós e os contras de suas viagens verá que existem mais prós do que contras. No entanto, uma das maiores desvantagens de viajar é o impacto ambiental.

Hoje em dia, as agências de viagens buscam como meta principal o lucro, sem perceber o que estão fazendo com o mundo em que vivemos. por exemplo, as ações de um grande grupo ao fazer uma trilha de fim de semana, criam rastros, caminhos em meio as matas e campos. Toda essa depredação vai acabando aos poucos com a pureza da natureza.

Existem lugares onde passam um grande número de pessoas, que a paisagem se modificou tanto que,  provavelmente nos próximos anos não será tão instigante assim visitá-los. Se conseguíssemos ver um ensaio fotográfico aéreo com as mudanças de um determinado lugar ao longo dos tempos, poderíamos ver o desastre que está acontecendo diante dos nossos olhos, e por alguma razão não percebemos, pois  o que interessa aos exploradores de turismo é o valor financeiro.

futuro das suas viagens

“Depois que a última árvore tiver sido derrubada. Depois que o último rio tiver sido envenenado. Depois que o último peixe tiver sido capturado. Então, o homem branco descobrirá que o dinheiro não pode ser comido”.  

Standing Elk-Chefe Lakota

O assunto que invoco neste texto vem sendo difundido igualmente por Richard Williams,  um ambientalista apaixonado e um porta-voz para estilos de vida sustentáveis. Mais conhecido pelo seu nome artístico Príncipe EA, é artista, rapper e estrela do YouTube. Ele se junta ao juri da Neste, como futurologia.  Seus vídeos tiveram mais de meio bilhão de visualizações no YouTube e Facebook, exemplo abaixo.

Querida geração futura, desculpe!

Ao assistir o vídeo percebi que não estamos fazendo absolutamente nada para mudar o nosso futuro e nem o futuro do mundo em que vivemos, Continuamos a ver pessoas, literalmente acabando com  nossa  tão amada natureza, jogando lixo em áreas naturais, levando alguns elementos da natureza para casa, tão somente para por na estante, para  quando os amigos visita-los, mostrar que viajaram o mundo todo e que possuem uma recordação de cada canto do planeta. Cortam as árvores até quase extingui-las, caçam os animais e os matam só para ganhar o troféu de melhor atirador do clube de tiro.

Não podemos mais culpar  somente as grandes corporações e industrias por estarem jogando grandes quantidades de lixo tóxico nos rios, ou porque estão terminando com todos os elementos fósseis que ainda temos, pois afinal eles produzem porque tem alguém que consome, isso inclui a todos nós.

Acredito sim que é possível uma mudança no mundo, mas para que isso ocorra precisamos melhorar a nós mesmos, parar de achar culpados e começar a pensar em soluções sustentáveis para a nossa vida. Caso o contrário, como fala o Príncipe EA, “vamos nos extinguir”, ou seja o mundo vai continuar sem nossa presença nele.

Você já parou para pensar sobre o futuro de suas viagens? Sobre os lugares que ainda quer conhecer? Sobre as coisas que quer experimentar? Talvez isso não seja mais possível em um futuro próximo, pois tudo isso só será possível se o mundo se manter até lá. Cabe a cada um de nós  deixar de ser tão egoístas e de viver sem se importar com o impacto causado por nossas ações.

Antes de traçar novos roteiros de viagem, planeje como você pode estar nos lugares sem violar ou degradar espaços de uma natureza sagrada que permeia o planeta, ou seja contribuir para deixar o mundo melhor do que o encontrou.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *