Dia Internacional do Yoga

No dia 21 de junho é comemorado o Dia Internacional do Yoga. Esta data foi oficializada pela ONU em 2014 com a mais alta taxa de aprovação recebida em uma assembleia da Organização. A criação desta data visa difundir de forma global os benefícios de uma prática milenar que auxilia em um estilo de vida mais saudável.

O fato da data cair justamente no primeiro dia de uma nova estação (para nós o inverno) não é por acaso. No hemisfério norte, dia 21 de junho é o início do verão, o dia mais longo do ano e também cheio de significados ao redor do mundo, como encerramento de ciclos, início da viagem solar ao sul…

Mas afinal, o que é Yoga?

A palavra yoga significa união, comunhão. Se analisada a origem da palavra em sânscrito encontra-se “focar e concentrar a atenção em algo, usar e pôr em prática”. Para nós ocidentais, as primeiras concepções que nos vêm em mente quando se fala em yoga é alguém sentado meditando, ou então fazendo posturas de malabarismo e contorcionismo. 

A prática física, as posturas, são sim parte do todo que é o Yoga, e geralmente é a porta de entrada para a vivência mais aprofundada deste estilo de vida, mas não é seu principal aspecto.

Yoga é um dos seis sistemas ortodoxos da filosofia indiana. A obra de maior importância para a filosofia do Yoga, Bhagavad Gita, fala sobre o Yoga como a libertação do contato com a dor e sofrimento e também como a arte de viver com destreza em meio às atividades, com harmonia e moderação.

“Quando os sentidos se aquietam, quando a mente está em repouso, quando o intelecto não oscila, então, dizem os sábios, o estágio mais elevado é alcançado. Este imperturbável controle dos sentidos e da mente foi definido como yoga. Aquele que atinge torna-se livre de ilusão.” (Kathopanisad)

É muito difícil explicar yoga, com palavras pode parecer muito filosófico e com uma aula de asanas parece algo muito físico. 

Yoga entrou na minha vida há mais de 10 anos, fui a primeira aula com a minha mãe e tempo depois, quando eu procurei a prática, foi buscando algo para me movimentar mesmo, porque nunca tive paciência pra academia. Mas com o passar do tempo comecei a perceber a forma com que aquelas duas horas de prática semanal estavam fazendo diferença na minha rotina.

Yoga é muito democrático, ele pode ser praticado por qualquer pessoa, qualquer idade, qualquer lugar, inclusive por pessoas com deficiências e/ou limitações físicas. E não tem contraindicação, muito pelo contrário, pode ser a solução para quase todos os seus problemas.

Entre os benefícios mais citados da prática regular estão: regulação do sono, controle da ansiedade, redução do stress, aumento da flexibilidade do corpo (e da mente), redução de dores…

Eu sou super suspeita para falar sobre Yoga, porque posso afirmar que mudou a minha vida. E o porquê estamos falando de Yoga aqui? Porque Yoga é conexão, yoga é entrarmos em contato com a nossa própria natureza, com o nosso íntimo. E quando a gente conecta com nossa face mais profunda a gente percebe que a gente está conectado com o universo todo, que tudo está interligado, que cada atitude minha tem um poder gigantesco para mim e para todo o mundo. 

Yoga nos ensina a respeitar a nossa natureza, nossa essência, e respeitando a nossa natureza através da não violência e outros aspectos, também passamos a respeitar a natureza do nosso semelhante e de todos os outros seres que habitam este planeta. A prática da filosofia do Yoga nos permite a compreensão de união, somos todos um só.

Cada um destes momentos retratados nas fotografias são momentos de prática de yoga, de conexão, de contemplação. Isso é Yoga pra mim.

Você já praticou yoga?

♻️ Preserve a Natureza
🌎 Use #trilhasconectam
🗺️ @trilhasconectam

Deixe Um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *