Do Sul a Minas de motorhome. Saímos do Rio Grande do Sul rumo a Minas Gerais, uma jornada repleta de histórias, memórias e belas imagens.

Há algum tempo eu já alimentava um desejo enorme de fazer uma viagem de motorhome e dessa vez os planos saíram do papel. A cultura do motorhome ainda não é tão forte no Brasil como é em outros países, por isso uma viagem assim em solo brasileiro é também desafiadora, mas uma experiência incrível.

Bom, tem mil coisas passando pela minha cabeça, muitas coisas que quero compartilhar, e certamente essa viagem vai render alguns posts, com diferentes temáticas, ainda estou tentando esquematizar, mas vou tentar organizar bem para que vocês consigam aproveitar da melhor forma todas essas informações também.

Nesse primeiro post vou contar um pouquinho sobre como surgiu a ideia e como organizamos toda a viagem, falando de uma forma mais superficial sobre os lugares que visitamos, trazendo uma abordagem da parte mais técnica deste tipo de viagem.

Em tempos de pandemia, ir para aeroportos, passar horas dentro de um avião com um monte de gente respirando o mesmo ar (mesmo que com máscara) não nos parecia uma opção muito confortável de aproveitar uns dias de férias então unimos o útil ao agradável =) Ainda em fevereiro optamos por fazer a reserva de um motorhome para o final de agosto, início de setembro. A reserva antecipada garante a disponibilidade do veículo e também uma organização financeira.

Depois de algumas pesquisas, avaliações e indicações escolhemos a empresaAncorados por aí para fazer o aluguel da nossa casa móvel. Eles estão há pouco mais de um ano no mercado, mas já colecionam uma dezena de clientes satisfeitos. A empresa fica sediada em Passo Fundo – RS e atualmente possui dois motorhomes para locação, um terceiro já está encaminhado.

PLANEJANDO O ROTEIRO DO SUL A MINAS

Quando alugamos ainda não tínhamos certeza de qual seria nosso destino de fato, a ideia era Uruguai ou para Minas Gerais, contudo, a fronteira internacional estava fechada por conta das questões sanitárias da pandemia. Então em maio começamos a traçar nosso roteiro nacional.

Minas é um estado repleto de belezas naturais e também riquíssimo em história. Nosso ponto focal nessa trip foi visitar as cidades históricas, principalmente Ouro Preto, e tínhamos também a intenção de conhecer e saber mais sobre as regiões atingidas pelos rompimentos das barragens em Mariana e Brumadinho.

Para organizar o roteiro pesquisamos muito, e como uma boa virginiana, fiz uma planilha com os dias de viagem, já identificando quais os dias eram finais de semana e também reservando os dias necessários para ir e voltar. Para cada cidade que pretendíamos ir, analisamos quantos dias eram necessários para conhecer o lugar e já salvamos algumas dicas de viajantes (restaurantes, lojas, pontos turísticos…). Planilha compartilhada, no Google Drive, assim os dois podem consultar e alimentar.

Mas nosso roteiro não ficou engessado, saímos com a lista de cidades que gostaríamos de conhecer e com a ordem a ser seguida. E essa é uma das grandes vantagens de viajar de motorhome, não precisa se preocupar com reservas de hotel, que geralmente precisam ser feitas de forma antecipada. O único lugar que tínhamos data certa para visitar foi o Inhotim, pois era necessário comprar ingresso antecipado.

Saímos de Caxias com o seguinte roteiro (não coloquei os pontos de parada na estrada pois não saímos com isso determinado, fluiu conforme cada dia de viagem):

Passo Fundo (pegar a Miranda – nossa casinha sobre rodas)

São Thomé das Letras

Ouro Preto

Mariana

Brumadinho – Inhotim

Belo Horizonte (que acabou sendo excluída do roteiro durante a viagem)

Tiradentes

São João Del Rey

APLICATIVOS E PREPARAÇÃO PARA VIAGEM

Para fazer uma viagem mais tranquila, com menos imprevistos, é importante ter todas as ferramentas possíveis em mãos. A tecnologia é maravilhosa e possibilita que tenhamos praticamente tudo o que precisamos em nosso celular.

A grande maioria dos aplicativos são gratuitos, têm versões para Android e IOS e têm funções super úteis quando se está na estrada.

O primeiro e mais importante: Google Maps. Muitas pessoas utilizam outros aplicativos de navegação como o Waze, mas eu me acostumei com o Google e sempre usei ele, inclusive nas viagens fora do país.

Antes de pegar a estrada é legal baixar os mapas das regiões que você vai visitar, assim, caso fique sem sinal de internet na estrada, ele ainda vai conseguir traçar rotas e encontrar restaurantes, mercados, hotéis, posto de combustível…

Além de ser ótimo para navegação, ele é muito bom também para identificar restaurantes e lojas de uma determinada área, podendo filtrar pelos estabelecimentos que estão abertos no momento, mais bem avaliados, que mais combinam com o seu perfil…

O Tripadvisor é um ótimo aliado para o planejamento da viagem, pois você pode consultar em cada cidade quais são os principais atrativos. E ajuda muito também quando você já está no destino, pois você pode conferir se já visitou todos os pontos principais. Existe a possibilidade de salvar todos os locais que quer visitar, separando por cidade, ou por viagem, como ficar melhor para se organizar e conferir depois.

Mas o Tripadvisor é o meu queridinho para escolher restaurantes. Semelhante ao Google, você pode ver comentários, avaliações, fotos e pode ordenar para ver os mais bem avaliados.

Já o Couchsurfing é um app que te conecta com pessoas. Ele é utilizado para que você encontre pessoas dispostas a ceder um lugarzinho para você dormir, ou então te dar dicas e/ou te acompanhar nas cidades que você visita. Você pode criar uma “viagem pública” contando um pouco sobre sua trip, informando as datas e se você busca hospedagem ou  dicas, e esperar que alguém se prontifique a te receber ou então você pode falar diretamente com hosts das cidades que você vai.

É uma forma bem legal de ver os lugares pelos olhos dos locais e não uma visão tão turística e também para conhecer melhor a cultura.

O IOverlander e o MaCamp são bem importantes quando você precisa encontrar pontos de apoio, explico: com o motorhome, você não precisa estar sempre em campings, mas pode também optar por dormir em postos de combustíveis 24 horas, por exemplo. Além de mostrar quais os campings e postos você encontra em cada cidade ou região eles também indicam (principalmente o MaCamp) locais que servem como pontos de apoio para RVs (recreational vehicles), como rodoviárias, estacionamentos…

Claro que existe uma centena de aplicativos que são ótimos para viagem, mas aqui estou destacando apenas os que utilizamos e que foram o suficiente para não passarmos perrengue.

Ah, e como o celular é o guardião de todas essas preciosidades, lembre sempre de levar o cabo, um carregador veícular e também um power bank (carregador/bateria portátil) pra não ficar desassistido.

Ufa, é bastante informação né?! Ainda tem muita coisa, mas pra não ficar tãaaao extenso vou encerrando por aqui, essa foi só uma introdução… =)

Fica ligado aqui no site que logo logo vai ter mais posts contando mais sobre essa aventura.

Se você tem alguma dúvida ou alguma curiosidade, deixa teu comentário que assim deixamos ainda mais completo nosso conteúdo.

Acompanhe cada relato desta viagem, leia mais:

10 Comentários de

  1. Fernanda Scheifler 15/09/2021 no 11:19

    Amei saber um pouco mais sobre os preparativos e como a tecnologia pode ajudar. Já vou espiar os aplicativos que ainda não conhecia. Ótima essa questão de ser o hotel/pousada itinerante (com o motor home) e fazer o próprio caminho/destino com a prerrogativa de mudar algo se quiser. A questão dos aplicativos com visão do turismo baseado na comunidade local também me encantou no relato. Jana! Aguardando ansiosa os próximos posts. Sempre me sinto parte das aventuras. Amo as fotos. Beijos!!!

    1. Janaine L Castaldello 16/09/2021 no 17:28

      Fer querida, muito obrigada pelo teu olhar tão carinhoso sempre.
      Logo nos encontramos pra eu contar pessoalmente um pouquinho das emoções e matar a saudade.
      Beijoooo

  2. AMANDA DOS SANTOS 17/09/2021 no 09:55

    Que incrível, quantas informações importantes pra se organizar nas viagens, amei as dicas…. aguardando os próximos posts ❤

    1. Janaine Longhi Castaldello 17/09/2021 no 20:23

      O próximo post já está saindo do forno =)
      Últimos ajustes…

  3. Pingback: CONHECENDO A MIRANDA E PEGANDO A ESTRADA

  4. Pingback: São Thomé das Letras | Trilhas Conectam

  5. Fernanda Pescador 13/10/2021 no 16:25

    Obrigada pelo compartilhamento da “Trip”. Estamos estudando roteiros para viagens de Motor Home and Van Life. A cultura é pouco difundida no Brasil, mas creio que seja uma tendência pertinente pois o turismo brasileiro está em um momento de ascensão. Ótimas dicas!!! Grata!!!

    1. Janaine L Castaldello 14/10/2021 no 13:52

      Torcemos sim para que esse tipo de viagem fique cada vez mais popular aqui no Brasil, afinal, é repleto de belezas incríveis a serem exploradas por todos os cantos. É um longo caminho: segurança, estradas melhores, locais de apoio… mas pouco a pouco vai melhorando!
      Tem novos posts vindo por aí, segue acompanhando!! 😉

  6. Pingback: A Semana Lixo Zero 2021

  7. Pingback: A Semana Lixo Zero

Deixe Um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *