Ecosurf: Proteger o Oceano é da nossa natureza. Ele vem cuidando de todos nós, é oxigênio, alimento, saúde, movimento e energia. É vida!

Projeto Limpeza de Praia,

Ano passado tive o privilégio de passar a fazer parte da Ecosurf, uma organização não governamental, sem fins lucrativos, voltada para conscientização da comunidade para a conservação dos oceanos, educação ambiental e outras ações sociais. Em meio ao período mais crítico da pandemia, muitas atividades da organização precisaram ficar suspensas, pois envolvem mutirões, reuniões de pessoas, interação.

Cumprindo todos os protocolos necessários para proteção dos voluntários, a Ecosurf iniciou 2021 realizando uma de suas ações mais genuínas, pois coloca os participantes em contato com a realidade das praias, o Projeto Limpeza de Praia. 

Dia 9 de janeiro a TrekkingRS esteve presente na primeira ação de Limpeza de Praia da Ecosurf RS deste ano, na praia de Arroio do Sal. Vinte voluntários participaram da ação, que durou em torno de quarenta minutos e abrangeu uma faixa de cerca de 50 metros de areia.

Foi minha primeira participação direta de uma ação como esta, e só me deu mais certeza do quanto ainda precisamos trabalhar e conscientizar a população de que é necessário e urgente o cuidado com o nosso planeta, seja na trilha, na montanha, no campo ou no mar.

O tempo de coleta dos resíduos e a faixa de areia explorada foram muito pequenos e, pasmem, foram recolhidos mais de 4.000 itens, isso mesmo, QUATRO MIL ITENS, entre eles, mais de 2.000 bitucas de cigarro e 1.400 itens plásticos incluindo canudos, copos e embalagens de alimentos (algumas com mais de 16 anos).

Outra ação, realizada no mês de fevereiro, também em Arroio do Sal, focou em coletar resíduos das laterais e de dentro do arroio, lixos que em pouco tempo seriam levados até o mar. Mais de 3 mil itens foram recolhidos, entre eles muitos vidros e até uma cadeira de praia. =(

Importante destacar também que todos os resíduos que são coletados nestes mutirões são reunidos e destinados aos locais corretos, sendo que os materiais recicláveis são todos destinados aos recicladores da cidade.

Se você curte essa ideia mas não tem possibilidade de participar das ações, faça a sua parte: recolha sempre seu lixo e fale sobre isso com sua família e seus amigos. Pode parecer pouco, mas se cada um for responsável pelo lixo que produz, e consciente do seu descarte, o mundo poderia estar muito mais limpo.

A grande problemática do plástico e outros resíduos e impacto que causam para o meio ambiente são um assunto de grande relevância, assim como a importância do oceano para a vida na terra e a criação da Década dos Oceanos pela ONU, e tudo isso tornaria esse post enorme, por isso logo logo vamos falar mais sobre isso por aqui. 

Quem tiver interesse em fazer parte destas ações é só entrar em contato com a Ecosurf através do site ou das redes sociais, todos são muito bem vindos e convidados também a acompanhar os projetos, a mãe natureza agradece.


Site:
www.ecosurf.org.br

Instagram:
@ecosurfoficial: https://www.instagram.com/accounts/login/
@ecosurf_rs: https://www.instagram.com/accounts/login/

Facebook:
https://www.facebook.com/ecosurfoficial
https://www.facebook.com/ecosurfrgs

 

 

(Visited 4 times, 1 visits today)
+1

Deixe Um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *