Ferrovias abandonadas da Serra Gaúcha

Ferrovias abandonadas da Serra Gaúcha

Neste pequeno relato, vou contar um pouco do que aconteceu nos caminhos que me aventurei entre as cidades de Bento Gonçalves e Veranópolis/RS – Brasil.

Entre essas duas cidades a dois grandes trechos ferroviários, um deles é conhecido como a Ferrovia do Vinho, está ligava as estações de Jaboticaba e as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, atualmente este trecho está completamente abandonado. O segundo trecho é conhecido como TPS (Tronco Principal Sul) que liga as cidades de Mafra/SC a Roca Sales/RS, este trecho é muito utilizado até hoje, administrado pela empresa Rumo Logística.

Essa aventura começou com uma simples conversa de amigos pelo Whatsapp, definimos o lugar, contatamos o amigo Vagner Tonatto morador da cidade de Veranópolis e membro integrante do Grupo de Aventuras e Pesquisas Ferroviárias – Forastrilho, junto com ele fomos explorar os caminhos ferroviários do TPS, lugares bem pouco conhecidos pela maioria dos aventureiros gaúchos.

Marcamos um ponto de encontro com o Vagner e no sábado pela manhã cada um de nós saímos de nossas casas rumo a cidade de Veranópolis/RS, cada amigo vindo de um lugar diferente, A Elisa saiu de Porto Alegre às 05:00 da manhã, passando na casa da Thaís em Canoas, eu saí de Farroupilha às 06:30 da manhã e o Adriano vinha de Marau.

Quando você encontra pessoas apaixonadas por aventuras que nem você, é muito fácil marcar aventuras e ir, se quiser um conselho faça amizades com pessoas que dizem “vamos” assim você viverá mais feliz a cada dia.

A aventura propriamente dita começou cerca de 10:00 da manhã, primeiro fomos conhecer um pequeno mirante no alto de um dos morros da cidade de Veranópolis, de lá conseguimos avistar a ponte que cruza por cima do Rio das Antas e chega no Túnel em “y”.

Ferrovias abandonadas da Serra Gaúcha

Em seguida seguimos de carro por uma estrada de chão chegamos na Usina de Monte Claro, deixamos o carro na beira da estrada de terra e começamos a percorrer a linha férrea por cima daquela ponte que havia avistado do mirante, a visão deste local é incrível, muito linda por sinal.

Ferrovias abandonadas da Serra Gaúcha

Ferrovias abandonadas da Serra Gaúcha

Depois de tirar algumas fotos seguimos para o famoso Túnel em “y”, com certeza um dos túneis mais bonitos que já tive o prazer de conhecer.

Dentro do túnel a escuridão é enorme, é possível sentir o ar gelado correndo dentro do túnel, o lado ativado deste trecho esta até que em boas condições, mas o lado desativado já não existe nem os trilhos e dormentes mais. Olhando para aquilo tudo, parei e refleti:

“As vezes eu não entendo o porque as empresas que cuidam do trecho parecem não se importar em preservar esses patrimônios regionais, e fico mais irritado em saber que as pessoas que vão ali, roubam as placas, fazem pichações e muitas outras coisas que não vale nem a pena comentar aqui, aos poucos vão acabando com as ferrovias espalhadas pelo Brasil.”

Tiramos algumas fotos ali dentro do túnel, queríamos ir na estação Jaboticaba, mas o Vagner disse que ultimamente estava rolando alguns assaltos ali, que seria melhor não irmos até lá. Entendemos o recado e caminhamos até o outro lado do túnel em y, no trecho desativado, esse túnel ligava os dois trechos ferroviários, o TPS e a Ferrovia do Vinho.

Ferrovias abandonadas da Serra Gaúcha

Ferrovias abandonadas da Serra Gaúcha

Ferrovias abandonadas da Serra Gaúcha

Na parte de fora do túnel a vegetação já tomou conta da antiga linha férrea, o Vagner nos disse que este trecho a alguns viadutos abandonados e uns túneis que estão com muita água dentro, como esse não era o nosso objetivo principal, retornamos aos carros e seguimos viagem rumo a um outro trecho da Ferrovia TPS.

Depois de andar por alguns quilômetros por estradas de asfalto e terra, chegamos novamente na linha férrea, deixamos os carros ao lado da passagem de nível, em um lugar seguro. Pegamos as mochilas de ataque e seguimos para o lado esquerdo, fazendo o trecho de subida pelos trilhos.

Caminhamos cerca de uns 2 quilômetros até chegar na vila abandonada, aqui era onde os trabalhadores da construção da ferrovia moravam, hoje a vila está em ruínas, entrei em algumas das construções que estavam ali, mas novamente me decepcionei com os seres humanos, dentro das casas havia muito lixo, pichações e tudo que você possa imaginar, estou realmente preocupado, pois acredito que daqui uns 50 anos ou menos as pessoas nem vão conhecer mais estes lugares e suas histórias incríveis.

Ferrovias abandonadas da Serra Gaúcha

Tiramos algumas fotos, conversamos, rimos e seguimos em frente, depois da vila abandonada não há mais muito para se ver, há apenas alguns pequenos túneis rodeados por mato dos dois lados.

Caminhamos mais uma meia hora neste sentido e retornamos, pois queria conhecer a Cascada do Piscinão, esse local fica perto de um viaduto gigantesco, construído em formato de arco, muito bonito por sinal, com certeza uma grande obra de engenharia para a época.

A Cascata do Piscinão tem esse nome pois entorno de sua queda foi construído pelo batalhão ferroviário uma espécie de piscina de concreto a céu aberto, com aproximadamente dois metros de profundidade. Além disso o lugar trouxe a mim um sentimento de alegria, paz e encantamento. Irei voltar com certeza no verão para poder desfrutar de um banho nessa piscina maravilhosa.

Ferrovias abandonadas da Serra Gaúcha

Já era quase fim de tarde, quando chegamos nos carros novamente, ali ajeitamos nossos equipamentos nas mochilas cargueiras e fomos para o lado direito da ferrovia, descendo por ela avistamos a estação abandonada Coronel Salgado.

Era um bom lugar para passar a noite, sendo assim resolvi já começar armar a barraca antes que escurecesse, só tinha um problema, atualmente uso uma barraca Azteq Nepal, esta não é auto-portante (precisa ser especada para se manter armada), o local mais seguro que havia ali era na varanda da estação, então logo providenciei umas pedras e umas cordas para assim conseguir deixar a barraca armada, depois de alguns minutos a barraca estava armada e completamente estável. Depois disso agradeci por ter aprendido técnicas interessantes nos 14 anos que fui membro do Movimento Escoteiro.

Ferrovias abandonadas da Serra Gaúcha

Reunimos todos e decidimos que queríamos uma fogueira para a noite, assim estaríamos mais seguros, contra eventuais bichos que pudessem aparecer ali. Tomada a decisão cada um foi atrás de lenhas secas e tudo que fosse possível para ascender uma boa fogueira.

Depois de acumular bastante gravetos e alguns troncos a nossa amiga Thaís tomou as rédias da cozinha, e resolveu fazer o jantar, depois de alguns minutos passados, eu e o Adriano fizemos uns bancos improvisados com dois troncos que iriamos usar na fogueira. Nessa hora o sol estava indo embora, tirei algumas fotos e esperávamos o jantar empolgados.

Ferrovias abandonadas da Serra Gaúcha

Após o jantar, abrimos algumas garrafas de vinho e nos sentamos na varana da estação e ficamos todos ali, conversando, rindo e já imaginando qual seria a nossa próxima aventura. Era hora de ascender a fogueira, já estava um pouco escuro. Primeiramente usamos isqueiro para ascender a fogueira, não deu certo, pois as lenhas estavam úmidas por causa do sereno da noite, tentamos então usar os fogareiros para ajudar na tarefa, assim iria secar bem as lenhas e depois pegaria fogo. Adivinhem só, por incrível que pareça também não ascendeu, ficamos chateados, porque todos nós esperávamos que isso iria funcionar. Fiquei pensando como iria fazer para ascende-la, lembrei da época de escoteiro novamente, pedi o desodorante emprestado e usei ele mais o isqueiro fazendo um lança chamas, quando mirei sobre os gravetos e madeiras da fogueira, foi completamente instantâneo, a fogueira ascendeu e ficamos ali rindo sem parar…

Ferrovias abandonadas da Serra Gaúcha

Depois de algumas horas ali, resolvemos que era hora de ir dormir. Após ter ido deitar e pegar no sono, ouvimos o barulho de um trem, saímos das barracas esperando-o passar pela estação, nisso o maquinista parou a locomotiva bem em frente de nós, desceu dela e veio em nossa direção, falou que aqui iria acontecer um cruzamento de trens, ficamos empolgados com a notícia. Melhor que ver um trem é poder ver dois trens juntos…kkkk

Ferrovias abandonadas da Serra Gaúcha

Ferrovias abandonadas da Serra Gaúcha

Ferrovias abandonadas da Serra Gaúcha

Passou cerca de meia hora e as luzes do outro trem apareceu no horizonte, nessas horas fiquei em estase, parecia que estava vivendo algo único. Para nós aventureiros apaixonados por ferrovias, era o ponto culminante de toda a aventura.

Depois de alguns minutos, os dois trens foram indo embora devagar e nós retornamos as barracas para continuar o nosso sono.

Na manhã do segundo dia, acordamos, tomamos café, desmontamos o acampamento, enquanto caminhávamos de volta aos veículos, ficamos conversando sobre o que iriamos fazer, disse para os amigos que conhecia alguns dos pontos turísticos da cidade de Veranópolis, seria interessante ir visita-los. A galera concordou, pegamos os carros e fomos primeiramente até a casa do Vagner, lá ele nos atendeu, pediu como foi a noite e tudo que tinha acontecido.

O Vagner nos disse que tínhamos que conhecer um outro túnel abandonado da Ferrovia do Vinho, já ficamos felizes com essa ideia, nos disse como seria para chegar nele, agradecemos a sugestão e seu acolhimento e fomos embora, rumo ao centro da cidade de Veranópolis. Ao chegar no centro, deixamos todos os carros em um posto de combustível, embarcamos no carro da Elisa e fomos “turistar” pela Terra da Longevidade.

O primeiro destino era o Parque Cascata dos Três Monges, depois a Cascata da Usina Velha, a ponte dos Arcos e por último o túnel abandonado da Ferrovia do Vinho. Todos estes passeios você pode conferir aqui no site, clicando sobre o nome.

Depois de muito andar de carro, chegamos na trilha que leva a esse viaduto abandonado, a trilha acompanha a linha férrea e é linda, cercada por uma vegetação linda e preservada, andamos cerca de um quilômetro e nos deparamos com um lugar incrivelmente maravilhoso, parecia uma cena de filme.

Ferrovias abandonadas da Serra Gaúcha

São lugares assim que nos enchem de alegria, fazer trilhas pouco exploradas ou inexploradas é o que com certeza nos define. Encontre amigos que topem qualquer aventura assim você viverá momentos únicos.

Se você é mochileiro(a) nutella, então se esforce para ser raiz, caso contrário você só verá o que quiserem te mostrar. As belezas do mundo estão aí e é só você sair e explorar, pare de ser igual a todo mundo, procure aquilo que seja original, viva intensamente cada momento.

Se você gostou desse relato, deixe um comentário aqui em baixo!

10 Comments

  1. Celso Seeger 27/03/2017at13:21

    Show de bola o passeio de vcs! Espetacular os lugares e baita privilegio ver o cruzamento dos trens!

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  2. Igor 12/04/2017at12:13

    Demais o relato! Pretendo fazer o percurso mas fiquei preocupado em relação aos assaltos. Fiz a travessia da Ferrovia do Trigo e foi tranquila, demais.
    Se tiveres mais informações se é perigoso. Obrigado!

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  3. Luciano 25/12/2018at08:45

    Parabéns galera.deu inveja (sadia)isso é bonito e saudável de encher o coração e a alma

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  4. Beatriz paulus 05/01/2019at09:53

    caros, feliz com essa leitura. Gostaria de colocar o link em nosso site:www.serragaucha.com

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    1. Luis H. Fritsch 07/01/2019at09:07

      sim, claro!

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    2. Jô Borth 27/04/2020at00:02

      Lindos lugares! Mas gostaria de saber onde fica a trilha desse último viaduto que vcs visitaram! Essa última foto ficou maravilhosa! Conheço até o mirante da Ferradura em Veranópolis, se puder me passar onde fica eu agradeço muito

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  5. Carla Priscila 29/07/2019at18:27

    Muito belo e lindo o que li.
    Amei e gostaria muito de viver essa aventura.

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  6. augusto taschetto 12/12/2019at10:51

    eu moro na serra gaucha e tenho ido conhecer e tilhar alguns pontos do tronco principal sul e a ferrovia do vinho, e gostaria de saber qual a estacao que voces dormiram (nome)

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    1. Luis H. Fritsch 12/12/2019at11:11

      Se não me engano, foi a estação Coronel Salgado!

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  7. João fredo 09/02/2021at15:33

    Muito especial esses lugares… parabéns pela matéria!!!

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