Os hábitos de consumo desenfreado vem causando muitos danos ao meio ambiente: fast fashion, produtos descartáveis, plásticos… mas ao passo que vivemos em sociedade, algum tipo de consumo sempre vai ser necessário. O grande desafio de quem opta por uma vida mais consciente, mais sustentável, é encontrar alternativas que não causem tanto impacto ao meio ambiente.
E a internet hoje nos possibilita um acesso muito maior às informações e também opções de consumo mais voltadas para a sustentabilidade.
Em busca dessas alternativas tive a alegria de encontrar a From Future, um marketplace que reúne produtos nacionais com propósito socioambiental. 

Já tinha adorado o conceito, site super bom de navegar, separado por marcas, ou por tipo de produto, mas o que me deixou ainda mais apaixonada, foi, ao finalizar uma compra, me deparar com a pergunta: “você tem certeza que precisa tudo o que está no seu carrinho?”. Ou seja, eles são sim uma empresa, que depende de lucro para sobreviver, mas entendem que o lucro a qualquer custo já não tem mais lugar, querem que o consumo seja consciente.

E são empresas assim, com um propósito real de sustentabilidade, que ganham nosso coração, que merecem destaque, que precisam ser conhecidas, para que mais pessoas possam consumir com menos impacto.  

Por isso conversamos com a Mariana Venturini Cruz, a Mari, CEO e co-fundadora da From Future pra saber um pouco mais sobre essa novidade.

Quem está por trás da From Future?

Uma família. A From Future nasceu de uma ideia inicialmente minha, Mari, que logo foi abraçada pelo meu pai e irmão. Começou com uma conversa de ideias sobre minhas inquietações sobre os problemas sócio-ambientais da atualidade e como poderíamos fazer algo, ou pelo menos contribuir para mudar o rumo. A partir da ideia , nossa vontade de fazer algo foi tão grande que quando vimos, o negócio já estava de pé. 

Como surgiu a From Future?

A ideia surgiu por uma frustração que eu tinha com o mercado. Sempre tento comprar minhas coisas, desde roupas até alimentos, de empresas que tenham uma preocupação com o impacto e legado que elas deixam. Sou daquelas que antes de comprar, eu entro no site para ver qual o propósito dessa empresa – e preciso me identificar com ele para fazer a compra. Sentia que encontrar essas empresas hoje ainda é difícil e requer um esforço grande de pesquisa. A From Future vem para quebrar essa barreira e facilitar o acesso das pessoas a marcas com impacto socioambiental positivo.

Como é feita a seleção de marcas, qual critério? Alguma certificação é exigida?

Hoje o que buscamos são marcas que possuem um impacto socioambiental positivo – brincamos por aqui que o que melhor define nossas marcas é a palavra “humana”, marcas em que os fundadores têm uma preocupação enorme com o impacto que eles vão deixar no meio em que eles estão inseridos. Nossa curadoria acontece em três etapas:

  1. Busca ativa da marca em seus diferentes canais de comunicação para entender seu posicionamento e portfólio de produtos
  2. Entrevista com os fundadores para conhecer o processo de criação da marca, qual o objetivo maior que ele tem com ela, e porque ele entende que essa marca tem uma sinergia com a From Future dentro do nosso propósito
  3.  Questionário que passa por cada uma das etapas da cadeia de produção da marca para registrar seus processos e insumos

Atualmente não exigimos nenhuma certificação para poder participar da FF, sendo que o critério mais importante para nós é a nossa própria avaliação sobre a forma de atuação das empresas dos pontos de vista social e ambiental. Para nós qq certificação vem a acrescentar ao nosso critério mas não é condição SQN. 

As marcas do marketplace são somente nacionais?

Sim. Entendemos que priorizar marcas nacionais fortalece a economia local e desenvolve o empreendedorismo nacional. Por enquanto, não temos planos de trabalhar com marcas internacionais.

Faz bem comprar na From Future

Podemos esperar outras categorias, tipos de produtos ou serviços?

Com certeza, e muito em breve já teremos novidades, com o lançamento da categoria de Alimentos/Suplementos que se soma às 5 categorias atualmente disponíveis. Nossa missão é se tornar o principal hub de estilo de vida consciente da América Latina – queremos que as pessoas que buscam ter um estilo de vida mais sustentável encontrem tudo que elas precisam na nossa plataforma – desde roupas, alimentos, mobilidade, energia e serviços. E se tiver alguma coisa que vocês queiram e não encontrem por lá, contem para nós que vamos atrás!

Alguma orientação para logística reversa e economia circular?

Sim! Hoje nosso principal parceiro logístico é a Kangu que trabalha um modelo logístico que por natureza possui uma menor pegada de carbono e incentiva a economia local. A Kangu possui diversos pontos Kangu espalhados nas cidades do Brasil que atuam como centros de distribuição avançados, otimizando as rotas logísticas. Pontos Kangu são estabelecimentos de bairro como papelarias e petshops que tem algum espacinho de sobra no seu estabelecimento e é utilizado como centro de distribuição e ganha uma renda por cada pacote que recebe. Além disso, já temos no nosso roadmap a implementação de projetos de economia circular através dos nossos consumidores e rede de sellers – dado que trabalhamos com empresas responsáveis, muitas delas usam itens que são descartados como insumo de produção e podemos tirar bom proveito disso. 

Existe a destinação de um percentual para causas socioambientais, isso? São ONGs, causas específicas, ou a destinação varia conforme necessidades?

A causa que a From Future decidiu abraçar é o empreendedorismo social. Hoje o Brasil é um dos países que mais possui empreendedores no mundo, mas que também tem uma taxa de “desistência” alta pois muitos destes, não tiveram acessos a recursos básicos durante sua evolução (ex. educação, saneamento básico, saúde, etc) e acesso a recursos financeiros para escalar o negócio. Entendemos que incentivar o empreendedorismo social dará cada vez mais chances a novos empreendedores de tirarem suas ideias do papel. Para isso, fizemos uma parceria com a ONG Base Colaborativa que possui 13 projetos ativos de diversas naturezas trabalhando sobre os problemas sociais do país. Hoje, doamos 1% do nosso faturamento para a Base, além de uma contribuição especial  para cada novo seller que fechamos. No futuro próximo, além das doações financeiras, queremos estabelecer uma rede de troca de capital intelectual entre os projetos da Base, a From Future e os nossos sellers.

Existe alguma inteligência que oferte de acordo com a geolocalização do cliente x produto? Tipo um filtro por km/estado/região?

Por enquanto ainda não, mas já está no nosso radar. Temos alguns desenvolvimentos que serão feitos na plataforma em breve para facilitar a escolha dos nossos consumidores no momento da compra. Além do filtro de geolocalização, cada marca terá um “perfil” detalhando o por que e como ela é responsável em suas práticas e teremos também coleções para os que consumidores possam “shop by purpose” ou seja, comprar de acordo com aquilo que ele acredita.

O que a From Future pensa sobre educar, conservação ambiental, alimentação saudável, animais?

A From Future entende que a transição para um estilo de vida mais consciente, é um processo de evolução e ser “educado” sobre alguns temas pode ser um grande acelerador desta transição. Para nós, o consumo consciente vem acompanhado de três conceitos:

·        Escolhas: para nós, ser consciente significa pensar nas suas escolhas e refletir sobre o impacto que elas terão no ecossistema como um todo

·        Individualidade: não existe um jeito certo de ser consciente e sim jeitos diferentes de ser consciente. Por isso precisamos respeitar a individualidade de cada um – o importante é estarmos abertos a experimentar novos jeitos de consumir.

·        Processo: ser mais consciente é um processo, ele não acontece do dia para a noite e cada um evolui dentro do seu ritmo. Mais uma vez, frisamos a importância de respeitar o ritmo de cada um.

E aí, gostou da ideia? Quer fazer parte deste futuro também?

https://www.fromfuture.com.br/

https://www.instagram.com/fromfuture.br/

https://www.facebook.com/fromfuture.br

1 Comentário

  1. Mariana 07/12/2021 no 12:19

    Adoramos bater um papo com vocês!!!

    Responder

Deixe Um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.