O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) , na Conferência de Estocolmo, realizada em 1972. Este encontro foi um grande marco histórico por se tratar da primeira grande assembleia internacional com representantes de diversas nações para discutir os problemas ambientais.

Este ano a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, que surgiu com o objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, completa 50 anos e mesmo assim nos vemos muito distantes de um convívio equilibrado e respeitoso entre o ser humano e o ambiente onde vivemos, e do qual dependemos.

A foto de capa deste post é real, e é uma triste realidade, foi escolhida justamente para causar um impacto, um desconforto, um questionamento. Ela foi tirada na Ilha Sueste, que faz parte do Arquipélago de Abrolhos, que fica a 70km de distância do continente, área que concentra a maior biodiversidade do Brasil e do Atlântico Sul. Essa ilha é uma “área intangível” do parque, ou seja, é uma área de proteção integral em seu nível mais restrito, pois somente pode ser acessada por pessoas autorizadas e em atividade específicas voltadas para a conservação e pesquisa.

Essa garrafa de água que tem como país de origem o Vietnã, e que traz em seu rótulo a frase “Part of modern life” (parte da vida moderna) – ironia não?!, provavelmente chegou lá após ser descartada por alguma embarcação, mas ela não foi o único rastro dos seres humanos que encontramos por lá, muito lixo (principalmente plástico) sempre acaba chegando nestas ilhas . 

Fizemos então questão de escrever um conteúdo especial neste dia, mesmo que pequeno, para que essa data e essa imagem sirvam como reflexão sobre essa nossa “vida moderna” e o impacto causado ao meio ambiente pelas nossas atitudes no dia a dia, mesmo que estejamos no meio da cidade.

Existem várias formas de fazer a nossa parte com relação à preservação da natureza e a gente já falou sobre isso em alguns posts aqui do site que você pode relembrar ou conferir abaixo:

Repense suas atitudes, saia do automático e se conecte com o bem maior que é a natureza ao nosso redor, sem ela nós não somos capazes de sobreviver.

Lembre-se que todo o dia é dia de um Meio Ambiente saudável e equilibrado!

Deixe Um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.