No mês de abril a equipe do Trilhas Conectam teve o prazer de participar de um dos eventos da Abertura de Temporada de Montanha, realizado em parceria da Patos do Sul e da Sol de Indiada.

Neste bate papo a nossa colunista Janaine Longhi Castaldello teve a oportunidade de falar um pouco sobre a relação de Sustentabilidade e Montanhismo, contando com a rica contribuição das experiências dos participantes do evento.

Foi abordada a necessidade de mudarmos nossos hábitos, nosso dia a dia, para que possamos proteger as montanhas e a natureza todos os dias, e não somente quando estamos em contato direto com esses ambientes, trazendo ações práticas que podem ser incluídas na nossa rotina. Um pouco desse assunto você pode conferir nesse post sobre “Pequenas Ações Para Ajudar a Salvar o Planeta”.

Mas também falamos sobre atitudes diretamente ligadas à prática de montanhismo e atividades ao ar livre.

Entre os tópicos abordados foram trazidos os princípios Leave no Trace (Não Deixe Rastros), que são práticas de mínimo impacto para atividades em ambientes naturais. São sete princípios que foram criados como recomendações para frequentadores dos parques nacionais nos Estados Unidos e acabaram se tornando uma espécie de “mandamentos” para os praticantes de atividades outdoor.

  1. Planeje e prepare-se com antecedência 
  2. Caminhe e acampe em superfícies duráveis
  3. Descarte os resíduos adequadamente
  4. Deixe no lugar tudo o que você encontrar
  5. Minimize o impacto das fogueiras
  6. Respeite a vida selvagem
  7. Respeite as outras pessoas

Outro assunto importante trazido nesse bate papo foi o fato de que a ONU declarou 2022 como o Ano Internacional do Desenvolvimento Sustentável das Montanhas, buscando a conscientização da importância de preservarmos esses ambientes.

O alpinista Nirmal Purja, que foi um dos primeiros a “denunciar” e registrar os acúmulos de lixo nas atividades de alta montanha, foi nomeado o embaixador das montanhas pela ONU. Ele já realizou, acompanhado de uma equipe, uma “limpeza de montanha” no Monte Manaslu, no Nepal, onde mais de 500kg de lixo foram recolhidos. A intenção é que sejam realizadas mais atividades como esta no Monte Everest, K2 e Ama Dablam.

limpeza de montanha

Além das atividades de conscientização, a ONU destacou algumas dicas para que as pessoas possam praticar o turismo e atividades de montanha de forma mais sustentável:

  • Escolha hospedagens ecológicas – pesquise locais que respeitem políticas ambientais;
  • Escolha roupas e equipamentos adequados – adquira itens sustentáveis e que possam ser reparados em caso de dano;
  • Reuse – tente fazer sua viagem sem plásticos descartáveis;
  • Diminua sua pegada de carbono no transporte – prefira transporte público, ofereça e peça carona;
  • Fique na trilha – mantenha o trajeto desenhado e respeite a vida selvagem;
  • Leve apenas fotos – a natureza é mais bonita na montanha que em casa;
  • Não deixe vestígios – leve toda sua comida e lixo embora;
  • Mantenha a água limpa – não use detergente e xampu em lagos e rios;
  • Compre localmente – apoie comércios locais;
  • Defenda as montanhas – use sua voz para encorajar a mudança.

A atitude de cada um é de grande importância para que possamos preservar, para nossos filhos e netos, essas belezas que somos privilegiados de conhecer. Por isso, não pense que suas ações são pequenas ou que não vão fazer diferença.

“Se você pensa que é muito pequeno para fazer a diferença, tente dormir em um quarto fechado com um mosquito.” Dalai Lama

Essas palestras e bate papos são super importantes para que a informação e as provocações cheguem a mais pessoas e que mais sementes de sustentabilidade e conservação sejam plantadas. Se você tem interesse em realizar uma atividade como essa, entre em contato conosco, será um prazer buscar a melhor forma de comunicar esse tipo de conteúdo para o seu público, sua necessidade.


♻️ Preserve a Natureza
🌎 Use #trilhasconectam
🗺️ @trilhasconectam

Deixe Um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.