Muito utilizada por corredores de rua, trail runners e ciclistas, a jaqueta corta vento é uma peça muito prática e eficiente, ideal para os dias com clima ameno, pois como o próprio nome diz, ela corta o vento, ou seja, evita a entrada do vento, proporcionando maior proteção ao usuário.

Além disso, é uma peça que conta com diversos benefícios que podem ser  facilmente utilizados no dia a dia, sendo que também é estilosa e pode ser transportada facilmente dentro de uma mochila ou bolsa.

O corta vento é uma peça leve e versátil que te ajudará a se proteger do frio.

Para que serve a jaqueta corta vento?

Sua principal função é evitar a passagem do vento por ela. Como consequência, ela acaba evitando a perda de temperatura, porém, vale ressaltar que ela não possui função de aquecimento, para isso, é necessário utilizar outras camadas por baixo.

Além disso, a maioria dos modelos possuem resistência à água, e aqui vale salientar que ela não é impermeável, mas pode aguentar uma garoa fraca por um tempo, que varia de acordo com o modelo.

Outra “serventia” interessante das jaquetas corta vento esportivas, é que normalmente contam com cores vibrantes e possuem pontos refletivos que tornam o usuário chamativo, sendo ótimas para a proteção de corredores de rua e ciclistas.

E, apesar de muito utilizada por praticantes de atividades outdoor, pois é leve e compacta, ela também pode ser utilizada em situações casuais, pois são peças estilosas que possuem design moderno.

Como utilizar?

Caso você nunca tenha utilizado uma jaqueta corta vento, e nem saiba em quais momentos apostar, aqui vão alguns exemplos:

Sabe aqueles dias com clima ameno, em que parado dá frio, mas se  movimentando dá calor? Então, nesse caso, você pode usar uma camiseta fina, manga curta ou longa, e uma jaqueta corta vento por cima. Como ela não fornece aquecimento, conseguirá gerenciar bem a eliminação do seu calor com o bloqueio do vento.

O corta vento pode ser usado nas suas aventuras e também no seu dia a dia.

O mesmo ocorre quando você vai praticar esportes outdoor em dias mais frescos. Como o seu corpo vai suar, o ideal é que não fique com o peito exposto ao vento frio, por isso, uma jaqueta corta vento proporciona conforto térmico e proteção.

Outra situação é uma atividade que começa de manhã bem cedinho, quando o clima é mais friozinho, e se estende até mais tarde, quando a temperatura normalmente é mais quente. Nesse caso, como o corta vento é compacto e leve, quando começar a esquentar você pode tirar e guardá-lo em uma mochila pequena.

Mas se você quer praticar alguma atividade em um clima frio, por exemplo, pode usar uma segunda pele, para reter um pouco mais o calor gerado pelo seu corpo, e o corta vento por cima. Caso comece a ficar muito quente, pode abrir um pouco o corta vento.

Além disso, caso queira utilizar no dia a dia, não tem segredo, basta vestir ela por cima da sua camiseta ou outras peças de roupa, como um moletom ou uma jaqueta mais grossa.

Por fim, vale lembrar que a jaqueta corta vento é uma peça que não pode faltar no guarda roupa de praticantes de atividades outdoor, e que também pode ser utilizada facilmente no dia a dia. Confira os melhores modelos de jaqueta corta vento clicando aqui.

Seguem algumas informações que valem ser reforçadas:

Para que serve uma jaqueta corta vento?

  1. Sua principal função é evitar a passagem do vento.
  2. Possui resistência à água.
  3. Peça chave para praticantes de atividades outdoor como, corrida de rua, trail running, ciclismo, etc.
  4. São leves e compactas.
  5. Peças estilosas para o dia a dia.

Origem: https://altamontanha.com/para-que-serve-uma-jaqueta-corta-vento/