Para muitas pessoas o trecho de ferrovia que liga as cidades de Guaporé e Muçum no interior do Rio Grande do Sul é apenas mais um trecho de aproximadamente 52 quilômetros de uma linha férrea qualquer, igual a todas as outras existentes no território brasileiro,  para outras pessoas esta ferrovia é conhecida como Ferrovia do Trigo/RS, nela podemos encontrar dezenas de túneis e viadutos férreos com mais de 100 metros de altura.

Esse local é muito conhecido pelos praticantes de trekking, onde semanalmente fazem o trecho entre essas duas cidades a pé, uns fazem para se desafiar, outros fazem algumas partes apenas para ter uma foto postada no Instagram, alguns usam a ferrovia com o intuito de adquirir lucro e outros apenas a amam.

Sabemos que uma pequena parte dessa travessia foi interrompida pela empresa Rumo, detentora da concessão ferroviária, impediram a visita pública no atual terceiro maior viaduto do mundo, conhecido como Viaduto 13, o gigante de 143 metros de altura, está sendo vigiado 24 horas por dia, sete dias por semana, impedindo qualquer pessoa de pisar sobre ele.

Aos aventureiros que queriam desafiar seus medos no V13 não é mais permitido, para aqueles que um dia sonharam em fazer a travessia completa, também não é mais possível.Ferrovia

Com a proibição do público no V13 confirmo uma ideia que já tinha há algum tempo atrás, que hoje compartilho com vocês.

“Precisamos explorar o mundo que nos cerca sem medo, se jogar no desconhecido que não compreendemos, desafiar nossos limites físicos e psicológicos e desbravar caminhos que ainda não são conhecidos. Para que um dia possamos olhar para trás e ver que conquistamos um mundo cheio de possibilidades, cheio de história e enigmas. ”

A Ferrovia do Trigo não é o primeiro lugar que foi retirado dos guias de turismo e não será o último, se você quer uma dica interessante:

Não espere aquela folga para conhecer o lugar que gosta, não espere juntar dinheiro para fazer aquela viagem dos sonhos, porque esse dia pode não chegar, o lugar poderá ser proibido antes que você pise nele.

Ferrovia

Como apaixonado pela ferrovia do trigo posso afirmar que há inúmeros lugares ainda pouco conhecidos na  Ferrovia do Trigo, estes vão além do que apenas pisar no trilho e dormentes, neste trecho podemos contemplar inúmeros outros atrativos como: cascatas, cachoeiras, cavernas, antigos dutos de água, vistas panorâmicas dos viadutos, túneis abandonados e muito mais, se você ficou interessado em todos estes locais não deixe de acompanhar nosso site, estamos preparando uma super postagem em homenagem a Ferrovia do Trigo/RS, Aguarde.

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11 Comments

  1. Esmael Sandro da Silva 12/07/2017at15:36

    Boa tarde,

    sou novo em trekking, comecei a me interessar há bem pouco, e já tinha ouvido falar da Ferrovia do Trigo. Gostaria de saber se ela está totalmente interditada, ou se ainda é possível percorrer uma parte para conhecer as paisagens?

    desde já agradeço a atenção.

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    1. Luis H. Fritsch 12/07/2017at18:05

      Olá Esmael, caminhar em qualquer ferrovia é proibido por lei, só que a maioria das pessoas não respeita isso, atualmente nas proximidades do V13 a vigilantes da empresa Rumo, que detêm a concessão ferrovia no local. Eles estão barrando a circulação de pessoas em cima desse viaduto, já em todos os outros trechos a principio não tem vigilância, mas saiba que qualquer circulação de pessoas não autorizadas na linha férrea é proibido.

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      1. Junior 07/02/2023at12:44

        Olá, amigo. Pode me dizer o número dessa lei? Pesquisei por dias e não achei nada. Abraco

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        1. Trilhas Conectam 18/02/2023at10:40

          É proibida a circulação de pessoas na ferrovia, para se evitarem desastres ferroviários. Ao descumprir a legislação, o infrator poderá ser enquadrado no artigo 260 do Código Penal, cuja pena é prisão de dois a cinco anos. Também é vedada a circulação de veículos não autorizados, bem como a prática de qualquer outra atividade, na linha férrea ou próximo dela.

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  2. guilherme 25/01/2018at19:15

    Opa, eu fiz a travessia antes da proibição e estava pensando em retornar, sabe informar se segue a proibição?

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    1. Luis H. Fritsch 25/01/2018at23:17

      Olá Guilherme, a princípio a galera anda fazendo as travessias, mas sugiro cuidar ali nas proximidades do Viaduto 13, as vezes é possível encontrar fiscais da empresa Rumo Logística. (eles impedem a passagem por cima do viaduto).

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      1. Theophilo Lubasinski 22/10/2020at18:03

        Boa tarde. Gostaria de saber qual o instrumento legal q proíbe a circulação pois se trata de uma via federal de comunicação. A rumo tem a concessão de exploração e conservação, onde está escrito na legislaçãotal proibição?

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  3. Misael Bandeira Silveira 10/09/2019at16:08

    Curioso que a interdição ocorre num dos viadutos mais seguros para se passar, visto que tem espaço e conta com guarda-corpos.
    Deve ser média da empresa, pra dizer que tá cuidando ali, sendo que possivelmente não controla outras áreas por falta de infra, como eletricidade e rede de internet.

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  4. PEDRO PAULO VILARDO 19/05/2020at01:02

    Se fosse em um lugar civilizado do mundo, essa jóia teria as estações restauradas, retomado o transporte de passageiros, incentivado as trilhas, criado postos de apoio nas estações reformadas e com certeza viria gente do mundo inteiro que pagaria pelo serviço. O Brasil, principalmente para o europeu, só faz sentido pela natureza e pelo seu povo, o lugar é maravilhoso, não sou economista, mas com certeza, boa parte do tempo ocioso da estrada de ferro, traria o retorno necessário, sob todos os aspectos, os funcionários da empresa, não trabalhariam para a passagem de 1 ou 2 trens, diários.

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  5. Silvio W. Maieski 15/06/2020at14:39

    Até concordo com a questão da segurança, mas proibir como se fossem donos? Não! O que deve ser feito por parte da concessionária seria incentivar a exploração do local de forma que turistas e aventureiros utilizassem ficando cada vez mais parceiros da ferrovia. Precisamos evoluir autoridades!

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    1. TYUITYUI 19/08/2021at15:46

      MAS ELES SÃO OS DONOS!

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