Rapel: O mundo do esporte e da emoção
Rapel é um esporte considerado técnica vertical, e aplicado como um dos mais aventureiros. A prática do rapel, seja ele em ambiente urbano ou natural, só pode ser feita mediante adoção de várias medidas de planejamento e segurança. Tais medidas transformaram a técnica de descida em corda, usada por profissionais que trabalham em altitudes como, espeleólogos e bombeiros.

O esporte não se trata apenas de subir prédios, montanhas ou pontes para simplesmente depois descer usando uma corda. Além de um planejamento prévio, que envolve o reconhecimento do local, o rapel requer ainda conhecimentos técnicos e uso de equipamentos de segurança próprios, os quais os praticantes devem estar familiarizados antecipadamente.
Antes de descer em paredes, vãos livres,encostas, picos ou cachoeiras, com o auxílio da corda, equipamentos adequados devem estar ao alcance de quem pretende se aventurar , tais como: conhecimentos como resistência do material; manuseio do equipamento, técnicas de primeiros socorros; uso de luvas e capacete.

A cada nível de descida é exigido mais conhecimento do praticante. Esse conhecimento deve ser repassado por pessoas preparadas e capacitadas em cursos de acordo com regras de segurança estabelecidas pela mesma legislação que regulamenta a execução de trabalho em altura.

O Rapel é um esporte para ser praticado em grupo. Estar bem alimentado e respeitar seus próprios limites e do companheiro e nunca deixar a autoconfiança tirar sua atenção das medidas de segurança que são constantemente exigidos de quem o pratica.

Lugares para praticar rapel:
– Cascata do Salto Ventoso – Farroupilha/RS
– Cascata do Chuvisqueiro – Rolante/RS
– Cachoeira dos Marins – Cotiporã/RS
– Cascata da Gruta 3° Légua – Caxias do Sul/RS
– Cachoeira Salto Escondido – Nova Roma do Sul/RS
– Mirante Gelain – Flores da Cunha/RS
Empresa que oferece equipamentos, cursos e descidas de rapel:
Boa noite! Sou do RS prático o rapel em pontes ferroviária e estou procurando uns grupos ligado neste esporte para trocar umas ideias. O grupo tem watts?
Pingback: Descubra os melhores lugares no Rio Grande do Sul para praticar Rapel
Pingback: Cascata das Andorinhas um lugar mágico!
Pingback: Trekking não é caminhada leve, não se engane!