Depois do primeiro post da nossa biblioteca ambiental, que foi sobre podcasts, vamos trazer agora um conteúdo muito bacana para aqueles que preferem uma telinha. Reunimos algumas séries, documentários e filmes que giram em torno do tema sustentabilidade, consumo, meio ambiente, mudanças climáticas… para compartilhar com vocês e vocês compartilharem com o mundo =).

Essa série de posts foi criada inspirada no podcast “O Tempo Virou”, da Giovanna Nader, que ao final de cada bate papo convida o entrevistado para dar dicas de livros, documentários e conteúdos relacionados com o tema. Esse vai ser um espaço colaborativo, com indicações de materiais com conteúdo voltado para o tema da Sustentabilidade e seus desdobramentos. Essas indicações baseadas em experiências próprias, contribuição de vocês leitores e de convidados do próprio podcast que me inspirou na reunião de todo esse conteúdo de tanto valor. 

Muitos outros documentários sobre o assunto podem ser encontrados nas plataformas de conteúdo, aqui optamos por fazer uma seleção e apresentar para vocês apenas alguns. Esperamos que sirvam de inspiração para você buscar mais. 

Faz a tua pipoca e bora lá assistir muito conteúdo relevante, esclarecedor, inspirador…

Seaspiracy – Mar Vermelho

Esse documentário, original da Netflix, fala sobre os danos que a pesca industrial causa à vida marinha, e consequentemente os reflexos na nossa vida. Dados alarmantes, informações maquiadas e uma realidade chocante. Inclusive, logo que foi lançado, fizemos um post especial  para falar sobre nossas impressões a respeito do material. 

True Cost – O Verdadeiro Custo

Além de mostrar o impacto da indústria da moda no meio ambiente, o documentário mostra como as fast-fashions tem grande responsabilidade nas péssimas condições de trabalho de quem faz parte do processo produtivo para que possam ser mantidos preços baixos e produção em larga escala por grandes marcas. 

Cowspiracy

A indústria da carne é causadora de graves impactos negativos no meio ambiente, sendo uma das maiores responsáveis pelo desmatamento e consequentemente pelo aquecimento global. Este documentário apresenta pesquisas, dados e depoimentos sobre o impacto desse mercado no meio ambiente. Para muitos, é um divisor de águas para adoção de hábitos alimentares mais saudáveis para si mesmo e para o planeta. 

Minimalismo: um documentário sobre as coisas importantes

Em um mundo em que somos induzidos a comprar e consumir o tempo todo, mesmo coisas que nem sequer precisamos, o minimalismo vem como uma filosofia de vida revolucionária. O documentário mostra a vida de pessoas que já vivem o minimalismo e que defendem a ideia de que a felicidade não vem dos bens materiais. Certamente um exercício de sustentabilidade quando passamos a observar o que e porque consumimos. 

Solo Fértil – Kiss the Ground

Com narração de Woody Harrelson, esse documentário conta a história de um grupo de de ativistas, cientistas, agricultores e políticos que se unem em um movimento global chamado “Agricultura Regenerativa”, que tem como objetivo equilibrar nosso clima, reabastecer nosso vasto suprimento de água e alimentar o mundo. 

Mission Blue

Este documentário inspirador mostra a jornada e o trabalho de Sylvia Earle, oceanógrafa, bióloga marinha, exploradora, ambientalista e criadora do Mission Blue (organização para criar e manter áreas marinhas protegidas)

Nosso planeta – Rompendo Barreiras 

Essa série busca trazer à tona as consequências críticas da ação humana sobre o planeta terra. Com imagens e registros surreais, os episódios mostram a potência do que chamamos de natureza. Contando com o depoimento de diversos cientistas, mostra a necessidade de revermos nossos modelos de produção e consumo como alternativa para reversão da crise. A narração é do queridíssimo e incansável David Attenborough. 

Blackfish 

O filme fez sucesso ao mostrar a tristeza e abuso por trás da vida de uma orca em um tanque do Sea World, e levou o parque repensar totalmente seu modelo de negócios depois de ver os lucros de seus parques caírem em 80% graças à visibilidade alcançada pelo filme. 

Oceanos de Plástico 

A equipe de documentaristas da Plastic Ocean Foundation, organização ambientalista do Reino Unido, visitou mares de todo o mundo, mergulhou com baleias, investigou as profundezas e flagrou situações extremas de contaminação, sempre acompanhando de perto o trabalho de pesquisadores que conduzem estudos de ponta sobre o tema. 

Food Choices 

A obra trata nossas escolhas de alimentação não só como fonte de doenças como também precursoras de devastação ambiental, desigualdade na distribuição de alimentos e mudanças climáticas. Médicos, especialistas, nutricionistas e pessoas que mudaram a alimentação são entrevistadas. 

Lixo extraordinário 

A história trata do artista plástico brasileiro Vik Muniz, ele se juntou aos catadores de lixo para obter materiais no aterro sanitário do Jardim Gramacho no Rio de Janeiro e transformá-los em obras de arte. Além de tratar da questão do lixo, também mostra a vida e o trabalho dos catadores. 

Amazônia Eterna

O documentário nacional “Amazônia Eterna” expõe a importância da preservação da floresta Amazônica para o futuro do nosso planeta. Por meio de depoimentos de especialistas ambientais, economistas, pescadores e povos indígenas, o documentário mostra o importante papel dos projetos de desenvolvimento sustentável que geram equilíbrio entre os que dependem das atividades para sobreviver e o meio ambiente. 

Curta Essa – Down to Earth

A proposta da série é dar uma volta ao mundo atrás de exemplos de sustentabilidade, o que está sendo feito com relação a saídas ecologicamente sustentáveis em diversos mercador, como infraestrutura, gastronomia e turismo. Zac Efron e Darin Olien, viajam por lugares dos mais diferentes em busca dos cases de sustentabilidade. 

Broken

Broken também é uma série, que mostra a realidade por trás de indústrias e como a propaganda enganosa e o desleixo com a produção de certos produtos podem trazer consequências desastrosas para o mundo e consumidores.

Todos os conteúdos recomendados aqui você pode encontrar no YouTube e no Netflix.

E aí, em quantos você já deu o check? Tem mais indicações de conteúdos pra compartilhar? Conta pra gente!

Deixe Um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.