Mais de três mil participantes divididos em quatro categorias (ultramaratona, duplas, quartetos e octetos) participaram da 14ª edição da Travessia Torres Tramandaí – TTT, que movimentou o Litoral Norte no último dia 27 de janeiro de 2018.

O destaque feminino na ultramaratona TTT foi Jasieli Tagliari Dalla Rosa, que percorreu aproximadamente 82 quilômetros em 6 h 56 min e bateu o recorde feminino em quase 25 minutos, tempo anterior que era de Daniela Santarosa 7 h 21 min.

Disciplina, dedicação, estratégias, planejamento, trabalho duro, humildade e um treinador com vasta experiência em ultramaratonas. Essa foi a “fórmula mágica” que Jasieli usou para conquistar o lugar mais alto do pódio.

TTT
Foto: Foco Radical

“Prezo pelo trabalho duro, por executar os treinos do jeito que o treinador manda, de escutar o corpo, de conhecer os limites e saber explorá-los. Sou bem novata no mundo das corridas, tenho um ano e meio de competições e um ano com o treinador Francisco Tito de Porto Alegre.” ressalta a campeã.

A TTT é uma prova que necessita planejamento e estratégia, Francisco (treinador) foi audacioso e traçou vários planos, inclusive o de quebra de record da prova.

A prova

A dupla…Jasi havia combinado com o amigo Willian Bordin (ultramaratonista com experiência) largarem juntos no mesmo ritmo, e assim foram por quase 40 quilômetros. Na parceria, no silêncio…

O trio…a partir do quilômetro 21, Juliane Zan passou a acompanhá-los de bicicleta. “Durante o percurso procurei não falar muito para não tirar o foco deles. Perguntava somente se estavam bem e se queriam água/gatorade. Estávamos logo atrás da primeira colocada (Daniela Santarosa) e nos aproximávamos cada vez mais.” relembra Juli.

TTT
Foto: Foco Radical

As ultrapassagens…Jasi tinha seu planejamento e estava tudo dentro do esperado, próximo ao quilômetro 40, Juli e Will ficaram para trás e ela manteve seu ritmo e ultrapassou a primeira colocada.

“As duas estavam no nosso campo de visão, até que vimos a segunda colocada ultrapassar a Jasi. A partir deste momento não avistávamos mais elas.” recorda Willian.

Ao chegarem na plataforma, em torno do quilômetro 58, começaram a caminhar, assim Willian conseguia se alimentar e se hidratar. Nos quilômetros seguintes o casal encontrou alguns corredores e apoiadores e avistaram a Daniela Santarosa, neste momento tiveram a certeza de que a Jasi estava na primeira colocação.

Reta final…estreante na TTT, Jasi sempre ouviu falar que depois da Plataforma de Atlântida que começa a prova. “Realmente a partir dali você sente que precisa correr mais com o coração/mente do que com as pernas. Encontrei um rapaz nos últimos 16 quilômetros que estava treinando e me acompanhou até o final, assim consegui manter um ritmo forte até a linha de chegada.” comenta a nova campeã da Travessia Torres Tramandaí.

TTT
Foto: Foco Radical

Além do grande apoio do Willian e Juliane, Jasi contou com o suporte do marido, filho e treinador em pontos marcados.

Agradecimentos

“Estou em um momento que tenho medo até de agradecer e esquecer de alguém, porque foi tanta gente que me ajudou a estar nessa prova. Seja na torcida, no suporte, através de mensagens.

Mas, vamos lá…meu treinador Francisco Tito que acreditou que eu era capaz com um ano e pouco de corrida, e me transformou em ultramaratonista. Minha família que aguentou o tranco dos treinos e viajou na brincadeira dando apoio na prova.

Meu amigo e médico Tarciso Rossato que estudou a suplementação e alimentação da prova junto com a esposa Patrícia. As empresas da minha cidade que me auxiliaram nos custos da prova e a empresa Sulboro de Porto Alegre.

A minha cidade Trindade do Sul que viveu uma final de copa do mundo – risos -, pois com seis mil habitantes todo mundo se conhece. A Prefeitura que me liberou do trabalho e está me apoiando em todas as competições.

Pessoal da Cia Atlhetica de Porto Alegre, pessoal da BTR (Bento Trail Runners)…enfim toda galera que gritou, torceu, vibrou! Nunca pensei viver esse momento, e não falo em ganhar pódio, falo em ganhar pessoas, ganhar experiências, ganhar amizades…isso não tem preço.” finaliza emocionada Jasieli.

TTT
Foto: Foco Radical

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *