Localizada na região do Litoral Norte Gaúcho, a cidade de Maquiné, foi sede da 1ª Etapa do Campeonato Gaúcho Corrida Trilhas & Montanhas 2019 – Trilhas de Maquiné e Abertura do CGCTM 2019, que ocorreu no último sábado (dia 16).
A palavra Maquiné, denominação que se mantém até hoje é de origem indígena, e quer dizer “gota que pinga”. Percorrendo o interior do munícipio, logo se entende o por que: a pequena cidade é banhada por diversos rios! Por isso, não é preciso andar muito para ter contato com a água, seja vendo ou ouvindo seu barulho.

CO finalzinho da Mata Atlântica da Serra do Mar, resulta geograficamente em um lindo vale encravado nas montanhas, vertendo águas doces e límpidas para todos os lados, fazendo de Maquiné um desses pequenos paraísos para os amantes da natureza.
Trilhas de Maquiné teve percursos de 5,5, 12 e 20 quilômetros de corrida em trilhas e montanhas. O evento contou com a participação de mais de 800 atletas de diversas cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Abrindo o calendário de provas do CGCTM 2019, os corredores puderam se divertir muito nos 3 percursos da prova, que foram marcados por chuva, barro, trilhas, montanhas e belíssimos cenários do interior da cidade.

COs atletas presentes acreditavam se tratar de uma prova “fácil e rápida” em razão da pouca altimetria nos três percursos. Porém, a chuva deixou os percursos extremamente técnicos tanto nos aclives como nos declives.
Os grandes campeões (gerais) foram:
Distância Curta – 5,5 quilômetros
- Camila Backes – Teutorunners – 31 min 52 seg
- Elton Luiz Palma Prado – 26 min 11 seg
Distância Média – 12 quilômetros
- Caciane Lucia Zonatto – Night Runners Gravataí – 1 h 51 min 18 seg
- Danimar Bonai – Danivist – 1 h 18 min 45 seg
Distância Longa – 20 quilômetros
- Sonia de Fatima Sasset Semtchuk – Inspirerun – 2 h 25 min 09 seg
- Sidimar Pimentel Saraiva – Time TeM – 1 h 51 min 24 seg
“CGCTM 2019, desde a sua criação através do Circuito Trilhas & Montanhas em 2012, sempre buscou em suas atitudes e processos, crescer e evoluir de forma, que cause o mínimo de impacto nos locais de realização dos percursos e principalmente prezando por um consumo sustentável.
Para esta edição de 2019, estaremos substituindo a Premiação Convencional (ferro, tinta, acrílico, têxtil…), por uma premiação mais alternativa e de materiais sustentáveis.” explicou Luis Leandro Grassel, Diretor Geral do Campeonato.

Embora durante o evento os atletas, tenham encontrado os percursos muito bem sinalizados (fitas, pintura, placas e staffs), enfermeiras em diversos pontos, massagistas na chegada, kit completo (chip, numeral, camisa, carbogel, sache de amendoim, frutas, água e suco), Wi-Fi aberto. Resumindo uma organização geral fantástica! A premiação/medalhas, troféus e a quantidade reduzida de chuveiros, não foi aprovada pela grande maioria dos atletas.
Sempre muito receptivos e atenciosos com o feedback dos atletas, a L&E Eventos responsável pela realização do Campeonato, já se manifestou sobre o mesmo:
“Certamente a primeira coisa a ser escolhida na infraestrutura do local para recepção dos atletas é banheiros e claro ‘com chuveiros’, só, que muitas vezes isto não existe nos locais dos eventos. As etapas de corridas em trilhas são realizadas sempre próximas a natureza (áreas rurais), onde está o nosso playground de desafio, superação, barro e brutalidade… Desta forma a infraestrutura do local é pequena, reduzida ou até inexistente.
Para a 1ª Etapa em Maquiné, fomos atrás de um ginásio com vestiários, só que o mesmo não estava disponível para o uso. Desta forma, tivemos que obrigatoriamente utilizar o pavilhão ao lado da Igreja.
Aproveitamos para informar que os 3 chuveiros na área externa, foram instalados pelo evento, para fins de amenizar a falta. Nosso foco sempre é, e será atender o melhor possível todos nossos clientes corredores, só que às vezes não depende ou dependerá diretamente de nós.
Na 2ª Etapa – Salto Ventoso em Farroupilha no dia 16 de março, o evento estará contando com chuveiros e novos modelos de premiação!”
Juntos Fomos e Seremos + Fortes Sempre!!! Vida longa ao CGCTM…
Ótimo custo benefício, otima organização, otima infraestrutura, otimas trilhas,ótimos desafios e ótimas premiações. Tudo sempre pensando no custo beneficio do atleta fazer todas as etapas. Parabéns L& E Eventos.
Grande Marcio Reis!
Sempre presente nas Trilhas & Montanhas, contagiando à todos com seu carisma.
A L&E Eventos, realmente está de parabéns pelo grandioso trabalho que vem fazendo em prol do esporte desde 2012, até o momento.
Vida longaaa ao CGCTM…Abração e até a 2ª Etapa no Salto Ventoso/Farroupilha!
Sempre com artigos simples e informativos. Adoro. #baunatrilha
Grandeee Alex…
Desde o meu início como “editora do CGCTM” sempre foi um dos mais assíduos leitores! Muito obrigada pelo carinho!
Abraçãooo e até Salto Ventoso!