A cidade de Arroio do Meio, foi sede da 3ª Etapa do Circuito Trilhas & Montanhas – Trilhas Morro Gaúcho, que ocorreu no último sábado, 4, com percursos de 5, 15, 25 e 54 quilômetros de corrida em trilhas e montanhas. O evento contou com a participação de mais de 800 atletas.
Os grandes campeões foram do Trilhas do Morro Gaúcho:
Distância Curta (5 quilômetros) –
Camila Backes – Equipe Teutorunner – 39min29seg
Anderson Boll – Equipe Body e Mind – 32 min55seg
Distância Média (15 quilômetros) –
Zezilda Aparecida da Silva Simão – Equipe Inspirerun – 2h17min
Evandro Audibert – 1h38min
Distância Longa (25 quilômetros) –
Daiane Dias – Equipe Born Run – 3h23min
Sidimar Pimentel Saraiva – Equipe Time T e M – 3h02min
Distância Ultramaratona (54 quilômetros) –
Jasieli Tagliari Dalla Rosa – Equipe Team Ultra Chico – 8h02min *(3ª Colocada Geral)
(+41) Geovanna Boppre de Mendonca – Equipe Admovere/Faccat – 10h10min
Gabriel Kretschmer – Equipe Time T e M – 7h46min *(Bicampeão do Trilhas do Morro Gaúcho)
(+41) Rogério Andretta – Equipe Danivist Running – 7h56min
Classificação completa do Trilhas Morro Gaúcho disponível no site da 3C Timing.
Pelo segundo ano consecutivo tive a honra de participar da Ultramaratona. Não desmerecendo nenhuma das outras etapas do CTM, mas o Trilhas Morro Gaúcho é um dos melhores percursos do Campeonato, em minha opinião.
Trajeto este preparado com muito carinho e dedicação pelo seu Pedro Jung (Brutus do Gaúcho). Evento impecável em todos os sentidos (kits, sinalização, premiação…), graças ao profissionalismo e competência do Luis Leandro Grassel, João Paulo Wildner Medina e demais integrantes da empresa L & E Eventos e equipe CTM.

6:50 da manhã , minutos antes da largada chovia forte no local da prova. Acredito que os 100 atletas que enfrentariam os 54 quilômetros, ficaram tão felizes quanto eu com a chuva e o clima mais ameno do início do dia.
Pontualmente às 7 horas foi dada a largada da ultramaratona. Ao meu redor atletas da elite do trail running gaúcho, grandes amigos, alguns conhecidos de outras provas e outros enfrentando pela primeira vez as trilhas Morro Gaúcho. Mas, todos com a mesma meta: concluir a prova!
Muitas trilhas, diversos riachos, alguns estradões e nove picos/montanhas imponentes compuseram o percurso da prova.
A chuva de alguns minutos antes da largada, logo cessou e deu lugar ao sol e um forte calor já nos quilômetros iniciais! Percorri trechos sozinha e outros com alguns atletas. Fui incentivada e incentivei…Fiz amigos que levarei para o resto da vida!

No quilômetro 39 faltando cerca de 15 minutos para o corte (quilômetro 40), encontrei o atleta Ismael sentado em uma valeta e extremamente cansado. Tínhamos mais cerca de 1 quilômetro até chegar no ponto de corte…não pensei duas vezes e incentivei ele à seguir comigo.
Na entrada de uma trilha (ponto de corte) estava o staff Leonardo Wink e mais uns 3 ou 4 atletas, literalmente atirados, tentando recuperar a energia. Pensei em descansar um pouco também, mas resolvi iniciar a trilha e aproveitar o tempo.
Deste ponto em diante seguimos juntos somente eu e Ismael, subindo e descendo as trilhas e montanhas…em certo ponto ele comentou que era a sua estreia nas ultramaratonas. Veja aqui como foi a minha estreia em uma Ultramaratona.A partir dali resolvi que não iria “abandoná-lo” pelo percurso. Resolvi abrir mão da minha prova e ajuda-lo a concluir este grande desafio!
Nos últimos 5 ou 6 quilômetros a noite já se aproximava. Na última trilha a luz da lanterna (item obrigatório) nos guiou.
Estávamos muito cansados. Na última trilha, Ismael caminhava alguns metros e parava, eu incentivava ele à seguir, falei dezenas de vezes “Não fizemos tudo isso para desistir agora!”.
Assim que terminamos a subida dessa trilha, saímos em um estradão e encontramos 2 moradores locais de moto e quadriciclo que estavam trabalhando na prova. Os mesmos nos informaram que não faltavam mais muitos quilômetros para a chegada e que diversos atletas haviam levado o corte.
Estávamos dentro do tempo da prova. Iniciei um trote para ganhar algum tempo, mas o Ismael não conseguia acompanhar. Parei e lhe acompanhei caminhando.
Faltando pouco mais de 1 quilômetros para a chegada encontramos o Pedro Jung de quadriciclo. Para quem não sabe, é ele que monta o percurso da prova!
“Desistir jamais…Sigam, que eu vou de batedor! […]”
Vocês não fazem ideia da emoção que foi seguir esses quilômetros com seu Pedro, nos incentivando, contando histórias do percurso…
Seguimos entre exaustão, dores e lágrimas eu, Ismael e Pedro até a linha de chegada!
Hoje quase uma semana após os 54 quilômetros com 3.100m de altimetria acumulada do Trilhas do Morro Gaúcho, relembro ainda emocionada o que enfrentei durante as 12 horas de prova.

Me sinto altruísta porque ajudei atletas em dificuldades, mas também me sinto humilde porque me deram a mão quando precisei. Os melhores momentos foram os mais humanos, os de deslumbramento perante a força da natureza.
Vida longa ao CTM…
CTM 2019 – Nota de esclarecimento:

Deixamos de ser CGCTM 2019 e voltamos a ser CTM 2019.
Estamos dando um passo à frente para voltar a nossas origens, resgatando e valorizando o verdadeiro sentido do nosso trabalho desde 2012, que é correr nas trilhas e montanhas do Rio Grande do Sul.
A partir de agora, esta é a marca de nossos desafios, que traduz a essência e a tradição de se superar nas melhores trilhas, nas montanhas mais desafiadoras.
Tudo isto porque queremos estar cada vez mais alinhados com o que fazemos e com o espírito aventureiro de cada apaixonado por esta modalidade.
Circuito Trilhas & Montanhas 2019
Parabéns, grande relato, sobre a prova nem tenho o que falar, desde os pequenos detalhes até os mais grandiosos foram pensados minuciosamente para nós atletas no sentirmos bem.
Até a próxima, espero sempre ter muito nome em suas matérias, são ótimas a leitura e descrevem cm exatidão tudo o que as trilhas e montanhas são para nós.
Sucesso Jasmine 🙏🍀🙌
Grandeee Sidi…
Grata pelo carinho de sempre e por sempre acompanhar as matérias do site! Para mim entre as minhas “mil e uma funções” é um privilégio poder contar um pouquinho do que vivemos em nossas horas de lazer…hehehe
Abração e muito sucesso à todos nós!
#CTM2019
Parabéns!! Adoro seus relatos!!
Siga sempre em frente… Você é uma inspiração para muitos!! 💓🙏
Que emocionante ler isso Daiana…muito obrigada pelo carinho de sempre!
Espero em breve lhe conhecer pessoalmente, pelas Trilhas & Montanhas do CTM.
Um grande beijooo e muito sucesso!
Olá Jasmine,perfeito relato e quem sabe na proxima um acompanhamento com um som de rock na trilha!
2020 vamos e vamos desbravar todas as “descidas do morro” pois subidas não existem o que existe são momentos de contemplação da natureza nessas infindáveis inclinações positivas.
Grandeee Marcio…fico sempre muito feliz quando vejo teus comentários em meus relatos. Que honraaa!
Tua trilha sonora é sempre fantástica…bom gosto é o que não falta!
Boraaa para as próximas etapas e já contando os meses para o Trilhas do Morro Gaúcho 2020. Segundo seu Pedro Jung, muitas surpresas na próxima edição..ehehhe
Abraçãooo amigo e muito sucesso!
Parabéns.
Não imagina o quanto nós, que ficamos lá na chegada, admiramos cada atleta que cruza aquele pórtico.
A emoção de vocês nos faz bem.
Grande abraço
Clavison Zapelini – 3C Timing
Grata pelo carinho Clavison!
E parabéns à você também pelo trabalho fantástico, realizado com a cronometragem de todas as provas até o momento.
Abração e muito sucesso…
Como te apresentei pro meu marido a garota que corre e escreve com a mesma emoção, parabéns pela prova, e por descrever tão lindamente esse mundo das ultras que graças a Deus nos torna cada vez mais solidários.
Ahhh Jasi…assim tu me emociona aqui!
Para mim, entre as minhas “mil e uma funções” é um honra gastar algumas horinhas escrevendo as matérias aqui no site, e receber comentários como o teu!
Eu era do mountain bike e alguns anos vim para o trail…mas não irei abandonar essa modalidade tão cedo. Aprendo tanto com a corrida, conheço tanta gente especial, vivo tantas emoções…ah é tanta coisa!
Grata por tudo nossa grande inspiração do Trail Running! Beijãooo
Muito emocionante teu relato, não domino as palavras, mas seria o que gostaria de descrever pois tb fiz minha estréia nos longos do Morro Gaúcho, fazia 5 k parti direto pros 25 k, tinha feito antes no Cerro Branco, achei que a emoção já tinha passado mas não cada passo em direção a chegada meu coração e meus olhos iam se enchendo de emoção e saber que aos 59 anos e 2 apenas praticando Trail Running estou vencendo mais um desafio, só quero ter forças e físico para ficar muito tempo nas Trilhas, guria estou escrevendo isto emocionado relembrando a prova e pensando no que escreveu. Abraço huuuuu
Muito obrigada pelo carinho Sr. Luiz!
Que emocionante ler comentários como o teu neste relato. Que grande estreia hein?! Sou suspeita em falar, mas não podia ter escolhido lugar melhor para fazer a estreia na distância longa! Meus parabéns pelo grande desafio enfrentado no Morro Gaúcho!
Um forte abraço e muito sucesso nos novos desafios. Espero ter a honra de lhe conhecer pessoalmente em alguma das próximas etapas!