Entre as praias do Ouvidor e do Rosa Norte é possível vislumbrar-se com a Praia Vermelha, de beleza deslumbrante e incomparável.
O acesso à Praia Vermelha se dá por meio de trilha, não há estradas até a beira mar, por se tratar de uma praia particular. O trânsito de pedestres é livre. Há possibilidade de se chegar à Praia Vermelha pela trilha que começa na Praia do Rosa Norte ou pela Praia do Ouvidor.
Resolvemos fazer a trilha que inicia na Praia do Ouvidor, onde deixamos o veículo estacionado, considerando que moradores locais relataram que na praia do Rosa Norte estavam ocorrendo furtos de veículos.
Logo no início da trilha que leva à Praia Vermelha você tem a possibilidade de se refrescar nas águas calmas e cristalinas de uma piscina natural. Claro que toda a atenção é válida com relação à maré e intensidade das ondas, para que não seja surpreendido por alguma onda gigante ao se banhar na piscina.
Numa pequena fração da orla, antes de chegar nas rochas, as conchas cobrem a areia em grande parte, encontrando-se inúmeras delas quebradas, o que faz com que se tenha a impressão de que a areia é grossa, quando na realidade está misturada com fragmentos de conchas. Na parte rochosa observa-se a intensidade e violência das ondas gigantescas que batem nas pedras.
A trilha que segue daqui em diante é mais afastada do mar, pela parte de cima do morro, em meio a plantas de diversas variedades.
Neste caminho tem demarcações e placas indicativas, sem grandes aclives, o que a torna fácil a caminhada. No decorrer do trajeto passamos por passarelas de madeira, degraus que facilitavam as subidas, pedras posicionadas estrategicamente para ajudar na caminhada, inclusive parte da trilha é cimentada. A caminhada tem algumas ladeiras, mas nada excessivo, e existem inúmeras escadas.
A rica flora surpreende desde o início da trilha, pela sua diversidade. Encontram-se inúmeras espécies, desde as mais comuns até algumas raridades. Há preservação tanto da fauna como da flora, inclusive com placas chamando atenção para a necessidade de se respeitar a natureza presente no local. Existe constante preocupação em manter a praia limpa e, para colaborar com isso, as lixeiras se fazem presentes em todo o trecho da trilha.
Após percorrer pela caminho, apreciando a exuberante natureza presente durante o percurso, chegamos à Praia Vermelha, de ondas fortes e um mar de um azul-esverdeado esplêndido e encantador. A praia tem aproximadamente 480 metros de extensão e uma beldade excepcional.

Durante todo o caminho é imprescindível uma máquina fotográfica, pois você terá possibilidade de fazer belos registros, que lhe possibilitarão relembrar a magnitude dessa praia maravilhosa.
Para quem gosta de praias sem muito agito e fluxo de pessoas, aconselhamos uma visita à Praia Vermelha. Como a beira-mar não tem salva-vidas, deve o banhista ser prudente e ter cuidado ao mergulhar, principalmente nas proximidades das pedras onde há uma concentração de ondas fortes.
Como se trata de uma trilha leve e fácil poderá ser feita de chinelo, porém o uso de tênis provavelmente será mais confortável. O que não pode faltar é a garrafa de água (1 litro por pessoa aproximadamente) e, com certeza, o protetor solar.