Quem visitar Urubici/SC não pode deixar de conhecer os principais pontos turísticos da cidade: Morro da Igreja, Pedra Furada e Cascata Véu de Noiva.

O Morro da Igreja localiza-se na divisa entre os municípios de Urubici/SC e Bom Jardim da Serra e pertence ao Parque Nacional de São Joaquim. O Parque está inserido no bioma da Mata Atlântica e tem como objetivo conservar os ecossistemas e promover a educação ambiental, pesquisa e visitação pública.

O acesso ao Morro pode ser feito das 8 às 17 horas, porém, antes de se deslocar até lá o visitante deve obter uma autorização que é fornecida na sede do ICMBio, situado na Rua Felicíssimo R. Sobrinho, 1542, em Urubici/SC. Não há cobrança de tarifa para obter a autorização.

Do centro da cidade percorre-se 12 km até a estrada de acesso ao Morro, de onde se segue por mais 20 km. Embora a estrada seja asfaltada, os motoristas devem transitar com cuidado, visto que em determinados pontos há buracos e desníveis da pavimentação asfáltica. Os trechos mais precários estão devidamente sinalizados, informando sobre os problemas da pista.

A estrada de acesso ao Morro é de propriedade da Força Aérea Brasileira – FAB. É permitido chegar até o cume de automóvel, motocicleta, bicicletas e vans com capacidade de até 18 passageiros, porém está proibido o trânsito de ônibus, micro ônibus, caminhões e vans com capacidade maior que 18 passageiros, devido ao risco de queda da estrada.

O cume do Morro da Igreja possui 1.822 metros e é o segundo mais alto de Santa Catarina, sendo considerado o ponto habitável mais alto da região sul do Brasil.

Urubici/SC

O local possui um vista espetacular, de onde se pode vislumbrar a pedra furada, um dos principais cartões-postais de Urubici/SC. Essa formação rochosa parece uma escultura natural em forma de janela e possui aproximadamente 30 metros de circunferência.

Urubici/SC

Tem-se a possibilidade de caminhar pelo Morro e apreciar a vista dos cânions e de um meio ambiente magnífico que completa a paisagem. O lugar traz uma sensação de liberdade, paz e felicidade.

Aconselha-se que as visitas ao Morro sejam feitas em dias de sol, entre as 9 h e 16 h, para evitar a neblina e conseguir uma visão melhor de toda a natureza maravilhosa presente na região. Geralmente venta muito no local, sendo prudente levar agasalhos corta-vento, luvas e touca.

No dia de nossa visita chegamos no topo do Morro por volta das 11 h e o tempo estava ensolarado, havia uma neblina que logo se dispersou, mostrando toda a beleza ali existente.

Urubici/SC

Urubici/SC

A autorização fornecida pela ICMBio permite somente a subida no Morro. As atividades de trilhas e travessias somente poderão ser realizadas com guia credenciado.

A trilha para a pedra furada poderá ser agendada com o guia Sérgio Graxaim, que fornecerá as devidas orientações para essa aventura. Visando a segurança e aproveitamento pleno da trilha, o guia sugere que ela seja feita somente em dias de clima favorável, sem chuva ou excesso de nuvens.

No trajeto ao Morro da Igreja encontra-se o acesso à Cascata Véu de Noiva, que merece uma visita. Essa cascata tem 62 metros de queda e se destaca entre as mais de 80 encontradas em Urubici.

A formação rochosa em basalto tem uma inclinação semelhante a um véu branco, o que deu origem ao nome da cascata. Em sua base existe uma pequena lagoa de água fria e cristalina. Presente no local circundante uma vegetação nativa e fauna diversificada.

Urubici/SC

A Cascata Véu de Noiva situa-se em propriedade particular, que dispõe de hospedagem, restaurante e tirolesa. Há cobrança de R$5,00 por pessoa para ter acesso à cascata.

Urubici/SC, com certeza, tem muitos atrativos para os amantes da natureza.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *