A reposta é: depende. Muita gente pensa que a palavra “viajem” está errada e não existe  (o próprio Google vai sugerir a forma com G quando você fizer uma busca por “viajem”). Mas não é bem assim. Ela existe e está certa, mas só é usada em algumas ocasiões. Vamos explicar abaixo quando escrever com J e quando escrever com G. Confira!

viajem-viagem
Puxa, nunca parei para pensar sobre isso, mas faz sentido. Só não faz sentido escrever o substantivo “viagem” com J. (Foto: reprodução/twitter)

Viagem:

Observe os exemplos:

– A viagem será longa.

– Nossos amigos estão com uma viagem planejada para janeiro.

Em ambas as frases a palavra “viagem” é um substantivo. Nesse caso, o correto é escrever com G. Todos os substantivos que terminam em -agem (com exceção de “pajem” e “lajem”) são grafados com G.

Viajem:

É da forma “viajem” que deriva o verbo “viajar”, que assumiu o J porque obviamente não dava para escrever com G (porque ia ficar “viagar”). Por isso, como o infinitivo do verbo é escrito com J, todas as suas flexões também acompanham essa grafia. Daí o uso de viaJem para indicar a 3ª pessoa do plural no presente do subjuntivo e imperativo do verbo viajar. Veja os exemplos:

– Espero que eles viajem em segurança.

Viajem sem mim, não quero sair de casa essa semana.

Fique atento:

Quando for verbo: viajem (lembrem do infinitivo “viaJar”, escrito com J)

Quando for substantivo: viagem

Não importa a maneira de como você vai escrever a palavra, saia da teoria e vá viver a prática – Vá viajar!

Edição: Luís H. Fritsch
Fonte: Guia Prático do Português Correto – v.1

Deixe Um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *