No último sábado (14) os arredores do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio em Farroupilha/RS, receberam a 3ª Etapa do Circuito Trilhas & Montanhas.

Créditos: Santuário de Caravaggio

Um dos principais pontos turísticos e motivo de orgulho para a cidade de Farroupilha é o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, maior templo religioso do sul do país. A seis quilômetros do centro da cidade, em meio a belas paisagens interioranas, o complexo que o circunda conta com restaurantes, venda de objetos religiosos e espaços de visitação, que retratam a história do próprio santuário e de milhares de fiéis.

Uma experiência única de fé, onde a paz é sentida de forma intensa e verdadeira. Pelo local passam mais de 2 milhões de pessoas por ano.

A PROVA…

Durante a semana antecedente à prova, fiquei acompanhando a previsão do tempo, na esperança do forte calor dar uma trégua. Mas, as notícias não eram muito animadoras…Sábado por volta das 9 horas quando acordei, aqui em Veranópolis a temperatura já era de 26ºC e previsão de 35ºC durante a tarde.

Primeira coisa que o Eduardo disse quando chegou aqui em casa foi: “Tem certeza que vai correr, hoje?”. Fomos almoçar na Vó Tere para adiantarmos a ida à Farroupilha e lá escutei a mesma frase, mais umas 10 vezes no mínimo! (Risos)

Eu tinha total convicção que seria uma prova difícil, em função do percurso, altimetria e o calor de quase 40ºC. Em função dos meus horários de trabalho e faculdade não consigo treinar no calor; resumindo sofro muito com o calor nas provas. Aliás, acho que a grande maioria dos corredores sofrem com isso! Não é?

Chegamos no Ginásio Saturno (local do evento) cedinho e conseguimos uma vaga de estacionamento na sombra, com direito à uma belíssima visão do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio. Aproveito e parabenizo aqui a empresa L&E Eventos e demais envolvidos pela escolha do local, ginásio amplo, banheiros limpos, chuveiros, fácil acesso…estrutura fantástica!

Indo retirar o kit da prova encontramos o Cleito Maraga (Campeão Geral do CTM 2019 – Distância Média), o Márcio Ferri…o calor era o assunto do momento. Uma conversa rápida com as gúrias (Pati, Grazi e Sara) responsáveis pela entrega dos kits, sempre muito atenciosas e simpáticas; e já era hora de trocar a roupa, alongar e se preparar psicologicamente (risos) para os 20 quilômetros de muitas trilhas e montanhas.

Alinhando para a largada, encontrei mais diversos amigos; Carol, Leo, Rosa, Osélia, Márcio – temos inclusive foto juntos.

Circuito Trilhas & Montanhas 2020 - Caravaggio
Créditos: Márcio Reis

No briefing lembrei da 1ª Etapa do CTM de 2018 lá na Comunidade de Linha Muller/Salto Ventoso. Quem lembra do calor que foi aquele dia?!

Dada a largada, pontualmente às 14 horas. Em cerca de 500 metros já estávamos adentrando em trilhas. Aliás o percurso foi repleto delas, algumas mais técnicas, outras mais planas e rápidas…foram poucos os trechos que corremos em estradas.

Circuito Trilhas & Montanhas 2020 - Caravaggio
Créditos: Taís Zanotieli / Clic Run

No quilômetro 8 no primeiro ponto de hidratação, já tivemos água e Gatorade gelados. Lembrando que mesmo com os pontos de hidratação, foi obrigatório os atletas largarem com hidratação (mochila, cinto, garrafa…). Ali já vi alguns atletas bastante cansados e fiquei surpresa, pois não havíamos chegado nem na metade da prova!

Alguns metros de estradão em subida – após o primeiro ponto de hidratação – e já estávamos entrando em mais uma trilha. A partir daí conheci um novo corredor, o Cristiano Silva lá de Vacaria; seguimos juntos pelas trilhas e montanhas de Caravaggio. Hora correndo, hora trotando, hora conversando…

Trail Running Caravaggio
Créditos: Sérgio Gutheil / Clic Run

Essa parceria deu muito certo! Como vimos atletas passando mal, eu e o Cristiano resolvemos fazer a prova no estilo “passeio rural” como o amigo Márcio Reis sempre fala. Correndo onde era possível, se hidratando muito, caminhando nas longas subidas, incentivando e ajudando quem encontrávamos pelo percurso…

Reunindo cerca de 800 atletas o evento teve distâncias de 5, 13,5 e 20 quilômetros de corrida, além da caminhada de 5 quilômetros.

CAMPEÕES GERAIS:

Distância Curta / 5 quilômetros

Ketlen R. Petry – Equipe: Team Mignot – Tempo Líquido: 26min04seg

Andre B. Viana – Equipe: R4H – Tempo Líquido: 21min30seg

Distância Média / 13 quilômetros

Gabriela de Mari – Equipe: Academia Bella Forma – Tempo Líquido: 01h41min

Evandro Audibert – Equipe: KM Livre – Tempo Líquido: 01h11min

Distância Longa / 20 quilômetros

Saionara C. Fiore – Equipe: PA Runners – Tempo Líquido: 02h47min

Rogério Andretta – Equipe: Caxias Trail Run – Tempo Líquido: 02h10min

A 3ª Etapa do Circuito Trilhas & Montanhas foi sucesso total! O amor pelo trail running e pelo Circuito Trilhas & Montanhas foi unanimidade entre os atletas da 3ª Etapa do CTM. Pois o CTM desde sua origem no ano de 2012, proporciona aos seus participantes muito mais do que correr em meio às belas paisagens do Rio Grande do Sul, o CTM nos transforma em pessoas melhores, mais humanas, mais humildes…

NOTA:

“3° Etapa do Circuito Trilhas e Montanhas – TRILHAS DE CARAVAGGIO

Nessa etapa fomos os protagonistas da história…

Nosso maior objetivo foi proporcionar aos atletas um evento memorável e prazeroso, temos certeza que esse objetivo foi alcançado. Agradecemos de coração todos os envolvidos nessa etapa mas, não podemos deixar de citar o nome daqueles que incansável disponibilizaram seu tempo para ficar “do outro lado da corrida” @sideneifeliponi @bisolandre @samuelmaikelpolli @daianamacielcezar @dallignarafael.

A 3° Etapa do Circuito Trilhas & Montanhas aconteceu pela primeira vez no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio. Temos a certeza que não será a última. Até a próxima!!!”

Associação Farroupilha Runners

Trail Running Caravaggio
Créditos: Anelise Leite / Clic Run

A 3ª Etapa do Circuito Trilhas & Montanhas – Trilhas de Caravaggio, foi uma realização da L&E Eventos Ltda, com o apoio de: Prefeitura Municipal de Farroupilha, Associação Esportiva Saturno, Associação Farroupilha Runners, Loja Hermelu Esportes, Loja Polli Materiais de Construção, Baú do Esporte, 3c Timing, Clic Run e Youmovin.

2 Comentários de

  1. Marcio Reis 20/03/2020 no 14:35

    A melhor corredora repórter do mundo!!!

    Responder

Deixe Um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *