Procurando um lugar tranquilo e ainda pouco conhecido pela maioria das pessoas, então você precisa conhecer o Salto do Segredo e a Cascata do Moinho.

Localizadas na cidade de São Pedro da Serra/RS – Brasil, divisa com a cidade de Salvador do Sul é possível fazer um Hiking (caminhada) até essas duas quedas de água.

A trilha tem aproximadamente 2,8 quilômetros de extensão, o seu começo se dá pela estrada branca como é conhecida, para acessar a cascata do Moinho você terá que deixar o seu veículo nas margens da estrada e percorrer até próximo a ponte do Arroio Boa Vista, onde existe uma pequena rua fechada por um arame. Não esqueça de pedir autorização para os moradores locais para acessar as cascatas.

A Trilha que leva a Cascata do Moinho e Salto do Segredo é de nível fácil, mas é preciso bastante atenção durante o percurso, a primeira construção que é avistada é um moinho antigo abandonado no meio na mata, abaixo dele se encontra a Cascata do Moinho, para descer até a sua base você terá que seguir em frente e dobrar em uma trilha à esquerda, haverá uma descida um tanto íngreme e com pedras lisas, em um dos pontos é necessário usar corda para se firmar.

Crédito: Luís H. Fritsch Crédito: Luís H. Fritsch Crédito: Luís H. Fritsch Crédito: Luís H. Fritsch

A queda de água possui aproximadamente 25 metros de altura, em dias de muito calor é possível banhar-se na cachoeira e no arroio, também há uma pequena trilha que leva para trás da Cascata do Moinho.

Crédito: Luís H. Fritsch

Para acessar o Salto do Segredo é preciso retornar pela trilha principal e seguir a trilha para o lado direito, sega o caminho por onde antigamente era uma estrada para carroças.

Acompanhando o arroio Boa vista você verá a crista do Salto do Segredo, a trilha que segue para a base dessa queda de água é íngreme e possui inúmeras pedras soltas, deve tomar muito cuidado para não escorregar.

Já na base do Salto do Segredo a visão é de tirar o fôlego, um lugar tranquilo, com águas límpidas em meio a natureza ainda intocada, é de fato um lugar incrível para visitar com os amigos e família.

Crédito: Luís H. Fritsch

O Salto do segredo é um local muito preservado, por isso quando fores visitar lembre-se de não deixar lixos, ajude a preservar lugares como este, assim as futuras gerações também poderão aproveitar dessa natureza incrível.

Abaixo o mapa de toda a trilha que percorremos:

Powered by Wikiloc

6 Comentários de

  1. carlos odilon da costa 28/08/2018 no 14:50

    Esse cenário pertencia ao Padres Jesuitas, neste local havia a turbina geração de energia para o colégio Santo Inácio

    Responder
    1. Luis H. Fritsch 29/08/2018 no 11:41

      Obrigado pela contribuição Carlos!

      Responder
  2. Mara Hermes 14/02/2019 no 15:40

    Luiz, sua reportagem sobre o Salto do Segredo nos encantou. Somos amantes de cascatas, saltos e cachoeiras. Estivemos no domingo passado em São Pedro da serra na caça ao Salto do Segredo. Seguimos tuas indicações e mapeamento do mesmo, mas não conseguimos encontrá-lo. Falamos com uns 5 moradores locais e ninguém conhece nada de salto, nem cachoeira. Foi uma lástima, pois estávamos bem entusiasmado em conhecer esse salto. Ficou na vontade.

    Responder
    1. Luis H. Fritsch 19/02/2019 no 07:50

      Respondido via E-mail!

      Responder
  3. felipe 28/05/2019 no 20:32

    Essa trilha pode ser acessada por qualquer um, ou somente com guias?? e a propriedade onde se encontra é privada ??

    Responder
    1. Luis H. Fritsch 29/05/2019 no 15:06

      A cascata pode ser acessada livremente!

      Responder

Deixe Um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *