Camping selvagem 

Já imaginou, alguma vez na vida, acampar em lugares paradisíacos e sem nenhuma estrutura? Estes locais são conhecidos como camping’s selvagens.

O que chama mais a atenção nestes lugares é a tranquilidade aliada com a pura sensação de liberdade. Liberdade de poder dormir e acordar, abrir a porta da barraca e sentir a brisa fria da manhã, olhar no horizonte e perceber a beleza do mundo que nos cerca sem a intromissão de carros, sons de buzina e ou barulho de pessoas conversando.

Camping’s selvagens existem e não são tão difíceis assim de encontrar, estão por toda parte. Para usufruir de locais assim é preciso analisar alguns aspectos e não infringir as leis. Há lugares que podem ser propriedade privada ou área de preservação. Contudo, nada impede que você aventureiro, converse com os proprietários e ou diretores/responsáveis pelo local, para poder ter permissão para acesso a tais locais.

Certifique-se da sua capacidade de encarar tamanho desafio, pois camping’s selvagens devem ser usados por pessoas com um certo grau de experiência. Caso você deseje acampar em lugares assim e não possui conhecimento sobre esse tipo de acampamento, leve com você uma pessoa que tenha bastante vivências em situações dessa natureza,  e o mais importante,  jamais acampe ou faça atividades ao ar-livre sozinho.

Em acampamentos deste tipo, o aventureiro deve estar munido de todos os equipamentos necessários, pois como disse anteriormente, não existe infra-estrutura nestes locais. Abaixo, listei, em ordem de prioridade, alguns itens essenciais para ter na mochila para situações assim.

O que levar:

  • Água
  • Filtro purificador/Pastilhas de cloro
  • Alimentos
  • Anzóis e linha para pesca
  • Kit básico de Primeiros Socorros
  • Bussola
  • Faca/Canivete
  • Pederneira/Isqueiro/Fósforos
  • Fogareiro
  • Panelas/Pratos/Talheres
  • Capa de chuva/Cobertor de emergência
  • Lanterna com pilhas reservas
  • Corda com aproximadamente 20 metros
  • Barraca/Rede/Isolante térmico/Saco de dormir
  • Roupas leves/Roupas para frio

Estes itens são os que entendemos ser importantes para algumas situações de emergência, uma vez que em lugares assim é extremamente fácil se desorientar, pois geralmente são locais afastados da civilização e não existem hospitais por perto.

Acreditamos sempre, que levar itens variados e saber utiliza-los, é o que fará a diferença em situações adversas.

Veja alguns locais que podem ser usados para praticar “camping selvagem”

  • Praia do Rosa Sul/SC – Brasil

A Praia do Rosa está entre os destinos mais belos do planeta, um verdadeiro paraíso natural. Descoberta nos anos 70, ela oferece a mesma tranquilidade de outras épocas, mas agora com uma sólida estrutura turística, com pousadas, bares e restaurantes; além das diversas opções de aventura, como trilhas, cavalgadas, salto de paraquedas e esportes aquáticos.

[FinalTilesGallery id=’6′]

  • Morro do Tigre/RS – Brasil

O Morro do Tigre, ou Pata da Onça, é um lugar pouco conhecido na serra gaúcha. Está localizado à 5 quilômetros do centro da pequena cidade de Alto Feliz – RS.
O local é um morro com aproximadamente 700 metros a cima do nível do mar, de onde é possível avistar ao longe cidades como Porto Alegre (Capital do RS), Bom Principio, São Sebastião do Caí e  também é possível avistar o Morro da Canastra(localizado na cidade de São Vendelino).
O topo da montanha é coberto por pedras e algumas árvores. É uma boa escolha para quem quer  admirar o pôr do sol ou acampar.

[FinalTilesGallery id=’7′]

  • Morro da Canastra/RS – Brasil

Localizado na RS – 122, entre as cidades de São Vendelino e Farroupilha, local pouco explorado, do alto é possível avistar a plataforma de vôo livre, conhecida também como Morro do Diabo e outras cidades ao longe, tais como: São Vendelino, Bom Princípio e a capital Porto alegre.

[FinalTilesGallery id=’8′]

  • Cambará do Sul/RS – Brasil

A 980 metros de altitude, Cambará do Sul destaca-se por seu valioso tesouro nacional formado pelos cânions. A cidade foi cenário de produções artísticas como as novelas da Rede Globo Esplendor e Chocolate com Pimenta, a minissérie A Casa das Sete Mulheres e o filme Anahy de las Misiones.

Cambará do Sul localiza-se na região nordeste do Rio Grande do Sul. Faz divisa com as cidades gaúchas São José dos Ausentes, Jaquirana,São Francisco de Paula e a cidade catarinense de Praia Grande. A origem do nome da cidade é tupi-guarani, e significa “folha de casca rugosa”, consiste no nome de uma árvore típica da região. É possível encontrar uma árvore destas na praça central da cidade, é popularmente conhecida pelos seus poderes medicinais.

[FinalTilesGallery id=’11’]

  • Lagoinha do Leste/SC – Brasil

Os turistas a consideram a mais bonita da Ilha de Florianópolis. Os moradores do Sul da Ilha garantem que ela é a mais misteriosa de Florianópolis. Os ecologistas a defendem como se fosse a última praia do mundo. Seja qual for a opinião sobre a Lagoinha do Leste, ela é única. A praia ainda preserva as características de quando os primeiros imigrantes aportaram nestas terras. A Lagoinha, como é carinhosamente chamada pelos ilhéus, impressiona seus visitantes com sua beleza, seu ar selvagem e seus mistérios.

[FinalTilesGallery id=’9′]

Pelas descrições feitas acima e pelas lindas fotos convoque seus amigos e vá trilhar novos caminhos, explorar novos destinos, sentir a energia,  a tranquilidade e a paz que só um acampamento selvagem pode oferecer!

Texto: Luís H. Fritsch

47 Comentários de

  1. Igor 17/08/2016 no 11:45

    Por acaso vocês teriam dicas de lugares para praticar camping selvagem perto de lagos banháveis? Muito obrigado

    Responder
    1. Luis H. Fritsch 18/08/2016 no 16:47

      Obrigado pelo contato!
      Ainda não temos estes dados. Abraço!

      Responder
  2. Samantha Quadros 09/09/2016 no 22:16

    Ooii
    Tô pensando em acampar nas minhas férias agora fim do ano. Mas só poderia por uns 2 ou 3 dias (infelizmente)
    Moro em POA, e quero muito um lugar que não precise pagar pra ficar. Queria ficar no “mato” mesmo kkkk
    Alguma sugestão? Ah, não temos carro :/
    Algum lugar barato que de pra ir de trilha até o destino?
    Valeu

    Responder
    1. Luis H. Fritsch 11/09/2016 no 23:13

      Olá, obrigado pelo contato!
      Uma boa dica é fazer a travessia da Ferrovia do Trigo/RS – Brasil, nas cidades de Guaporé, Vespasiano Correa e Muçum, são 57 km de caminhada sobre os trilhos e você pode acampar pelo caminho, no caso ao lado da linha férrea!
      Segue link abaixo:
      https://www.trilhasconectam.com.br/ferrovia-do-trigo-e-seus-encantos/

      Responder
      1. Igor 07/02/2017 no 07:55

        Já fiz esta travessia e é demais!!!! caminhada tranquila sem risco de se perder, muitos riachos no caminhos para conseguir água (deve purificar antes de beber). Pode acampar tranquilamente no caminho. Não encontrei ninguém fazendo a travessia. Encontrei pessoas apenas no viaduto 13 que é um local que as pessoas vão de carro para conhecer. Show a página! Valeu as dicas!

        Responder
  3. Lucas Pinto 16/11/2016 no 05:26

    Olá, gostaria de saber se existe alguma legislação que possa “complicar” um acampamento selvagem.
    Eu e uns amigos planejamos acampar nas margens de um arroio próximo a nossa cidade e trilhar o caminho até a nascente, gostaria de saber se há algum problema legal envolvido.

    Responder
    1. Luis H. Fritsch 17/11/2016 no 12:36

      Olá Lucas, obrigado pelo contato!
      Rios, cascatas e praias são públicas, mas as terras aos seus arredores talvez tenham proprietários. É sempre bom conversar com os donos dessas terras, em algumas cidades litorâneas existem leis municipais que limitam acampamentos a beira mar. Você pode ir na prefeitura da cidade e conversar para não haver problemas!

      Responder
  4. Yaankov Mendonça 22/01/2017 no 00:59

    Olá, pretendo fazer um camping selvagem e queria saber se existe algum lugar bom próximo à cidade de General Câmara, ou o mais próximo que existir pela região, alguma sugestão????

    Responder
    1. Luis H. Fritsch 23/01/2017 no 10:25

      Bom dia, obrigado pelo contato!
      A sugestão é acampar na estação, mas ao longo do caminho possui um camping conhecido como Camping da Cachoeirinha, fica ao lado do rio.

      Responder
  5. Yasmin Macagnan 02/05/2017 no 23:31

    Olá, Boa noite. Tô querendo acampar nas férias e gostaria de saber se existe algum camping selvagem próximo a São José dos Campos?

    Responder
    1. Luis H. Fritsch 05/05/2017 no 09:16

      Olá Yasmin, não temos esse informação, desculpe!

      Responder
    2. Fernanda Viana 02/10/2017 no 13:47

      Baixe em seu celular o aplicativo ioverlander. Nele há várias informações sobre campings, inclusive selvagens, fronteiras, atrações turísticas. Todas as informações são alimentadas pelos usuários do aplicativo.

      Responder
  6. Diogo Oliveira 19/09/2017 no 12:45

    Olá, alguma dica sobre lugares selvagens para acampar na região norte do Rio grande do sul? Valeeu

    Responder
    1. Luis H. Fritsch 21/09/2017 no 17:38

      Olá Diogo, a dica é ir para São João dos Ausentes/RS, na região dos cânions, mas não esqueça de pedir autorização para os fazendeiros locais!

      Responder
      1. Joaquim Machado 29/10/2020 no 18:06

        Sobre Cambará e Ausentes, uma dica importante: à noite as temperaturas caem muito e pode ventar bastante também.

        Responder
  7. Diogo Oliveira 22/09/2017 no 10:47

    Obrigado pela dica ✌

    Responder
  8. Fernanda Viana 02/10/2017 no 16:33

    Boa tarde
    No Morro do Tigre sabe se há algum rio nas proximidades ou acesso à água? Caso contrário torna inviável acampar por mais de um dia.

    Responder
    1. Luis H. Fritsch 09/10/2017 no 09:44

      Não há nenhuma fonte de água por perto!

      Responder
  9. Mi Barbosa 27/01/2018 no 19:02

    Olá. Gostaria de sugestões de lugares no RS para fazer trilhas e camping selvagem.
    Obrigada!

    Responder
    1. Luis H. Fritsch 29/01/2018 no 09:47

      Olá Mileidi, respondido via e-mail!

      Responder
  10. João Luiz Guarneri 12/03/2018 no 16:42

    Olá amigos. Parabéns pelo site e pelas informações. Preciso de ajuda para organizar um roteiro de 4 dias de trekking pelos cânions da região de São José dos Ausentes. Pensei em começar no Canion Boa Vista e seguir ao norte em direção ao Canion Monte Negro e ao pico de mesmo nome. Esse percurso deve levar uns 4 dias imagino. (alguém pode confirmar?). Pretendo acampar no percurso, mas preciso confirmar se o acampamento selvagem é permitido nessas áreas.. alguém sabe?
    Agora uma questão logística: considerando que eu parto do Canion Boa vista e termino uns 40 a 50 km distante.. como faço para buscar meu carro na pousada? Existe algum serviço que posso contratar na região para me resgatar no final do trekking para transporte de volta à pousada? Existe acesso de carro do final da minha trilha, no Canion Monte Negro?

    Responder
    1. Luis H. Fritsch 13/03/2018 no 10:27

      Respondido via e-mail.

      Responder
  11. Jonathan 29/04/2018 no 21:49

    Pessoal, tenho a mesma dúvida do João, é possível fazer um acampamento selvagem no cânion Monte Negro? No caso eu iria de carro até próximo ao cânion e por lá acamparia.

    Responder
    1. Luis H. Fritsch 03/05/2018 no 11:02

      Pelo que sabemos é proibido pelo proprietário!

      Responder
  12. Lucas Cardozo Ferreira 17/07/2018 no 12:44

    Acampei dia 17/07/18 no Morro do Tigre em Alto Feliz. O primeiro dia foi ótimo, ensolarado, paisagens lindas, mas a noite começou uma ventania, com o barulho e a barraca torcendo foi difícil dormir. Então tem que ir preparado.

    Responder
  13. Mike 23/08/2018 no 11:26

    Olá amigo. Poderia compartilhar mais dicas de camping selvagem na ilha de Florianópolis. Agradece

    Responder
    1. Luis H. Fritsch 29/08/2018 no 11:44

      Não temos informações sobre acampamentos na ilha, assim que conseguir publicamos!

      Responder
  14. Pedro santos 01/01/2019 no 21:45

    Olá. sou de Porto Alegre, e quero acampar em um lugar selvagem! Aonde poderei ?

    Responder
    1. Luis H. Fritsch 07/01/2019 no 09:12

      A inúmeras opções de camping selvagens espalhados pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina, aqui no RS tem os seguintes locais: Morro Do Tigre, Cascata Do Borela, Cambará do Sul e em SC: Praia do Rosa, Guarda do Embaú (vale da utopia), Urubici (Cânion Espraiado), qualquer outra dúvida entre em contato com a gente por e-mail: luis@trilhasconectam.com.br

      Responder
  15. Sara Barcelos 09/01/2019 no 20:53

    Adorei o artigo!
    Vou para Bonito,MS e gostaria de acampar por lá. Você teria alguma dica de parque ou reserva,que eu consiga fazer Isso?

    Responder
    1. Luis H. Fritsch 11/01/2019 no 10:48

      Não temos essa informação! 🙁

      Responder
  16. Maicon 30/01/2019 no 14:42

    Boa tarde, estou me programando para fazer um acampamento selvagem por dois dias, é minha primeira vez acampando. Sou de Porto Alegre, gostaria de informações de lugares não muito longe dentro do do Sul perto de algum rio ou lago. Obrigado pessoal.

    Responder
    1. Luis H. Fritsch 31/01/2019 no 10:29

      Complicado, não conhecemos um camping com essa descrição. Nossa sugestão para um primeiro acampamento, ir em algum camping estruturado!

      Responder
    2. Edher 19/06/2019 no 12:46

      Maicon, tem o camping da Pedra na cidade de Marques de Souza… Fica umas duas horas de porto alegre. Dá um google que você vai ver, fica ao lado do rio Forqueta.

      Responder
      1. Luis H. Fritsch 01/07/2019 no 14:29

        Obrigado por colaborar essa dica com a gente!

        Responder
    3. Joaquim Machado 29/10/2020 no 18:08

      Rincão do Inferno, em Bagé e Minas do Camaquã, em CCaçapava do Sul, são dicas.

      Responder
  17. jocelito rockenbach 19/06/2019 no 13:32

    Onde em Cambará é permitido camping selvagem? se puder mandar alguma localização ou como fazer para chegar a um local para acampar.
    Valeu!

    Responder
    1. Luis H. Fritsch 01/07/2019 no 14:28

      Em Cambará existem muitos locais para acampar de maneira selvagem, sabendo que grande parte dos campos é propriedade particular, é só pedir as devidas autorizações e partiu acampar!

      Responder
      1. maicon sponchiado 12/01/2021 no 14:42

        Boa tarde Luis

        Estamos começando nesse mundo de acampamento selvagem, pode comentar como consegue essas autorizações? Chego no local e falo com os proprietarios? Existem locais onde costumam frequentar mais?

        Responder
        1. Luis Henrique Fritsch 12/01/2021 no 14:56

          Olá Maicon, então, sempre que você passar por áreas particulares e rurais você tem que pedir permissão para os proprietários, recomendo sempre você fazer uma pesquisa sobre os locais que quer conhecer, antes de ir de fato lá, na grande maioria das vezes você terá o acesso permitido.

          Em locais particulares, evite fazer fogueiras ou qualquer outra coisa que danifique a área onde você irá passar a noite! Tente também sempre deixar o local que você conheceu melhor que você encontrou, boas práticas facilitam que estes locais selvagens continuem existindo e que todas as pessoas consigam também usufruir.

          Qualquer outra dúvida que você tiver, só comentar e vamos falando! 😉

          Responder
  18. Danniel OLIVATTO 03/08/2019 no 21:13

    Olá,
    Estou indo pra Guaporé em setembro, mas queria ficar acampado outubro todo sem ter que pagar camping pela região das serras gaúchas…
    Algumas dicas de locais p camping selvagem com água?

    Responder
    1. Luis H. Fritsch 08/08/2019 no 15:25

      Mirante Gelain/Flores da Cunha pode ser uma boa opção!

      Responder
    2. Maiko Almeida 20/12/2019 no 01:28

      Olá Luis, pode indicar lugares para camping selvagem em São Paulo, próximo a região de sorocaba e que tenha algum rio por perto

      Responder
      1. Luis H. Fritsch 03/01/2020 no 10:04

        Opa não tenho essa informação, mas irei procurar!

        Responder
    1. Acauã Castilhos 24/03/2021 no 03:32

      Olá, tem camping selvagem perto de Caxias do Sul?

      Responder
  19. Pingback: Embarcamos com a Sol de Indiada para XII Travessia Borda dos Cânions

Deixe Um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *