É possível realizar a expedição ao Rinjani de várias formas, 1 dia, 2 dias e 1 noite, 3 dias e 2 noites e até um pouco mais, optei por fazer em 3 dias e uma noite para poder conhecer todos as principais atrações deste lugar e ter uma experiência mais completa.

É preciso levar apenas o básico para uma expedição como essa, já que, a maior parte do peso quem carrega são os locais que trabalham na montanha, uma média de 30kg iniciais em um pedaço de bambu dividido por dois cestos com tudo aquilo que o grupo irá consumir, água e comida durante os 3 dias mais os equipamentos do camping, barracas, sacos de dormir e afins, tudo nas costas, eles são realmente muito valentes.

A expedição pode ser contratada por qualquer agência da região de Lombok na Indonésia, quando chega na ilha e possível visualizar várias opções pelas ruas, já que é um destino de muitos trilheiros do mundo todo. Basicamente, todas as agências trabalham da mesma forma e se ajudam, são como uma família.

DIA 1

Começamos a expedição na Vila de Sembalun, a equipe leva o grupo numa camionete até a entrada do Parque Rinjani onde dá-se início ao trekking a 1.156m de altitude. 2h depois chegamos ao posto 1 (1.300m) mais 1h até o posto 2 (1.500m) onde fazemos uma parada significativa para almoço, preparado pela equipe local e assim, continuamos até o posto 3 (1.800m) para, enfim, chegarmos ao final do primeiro dia de trekking, a 2.639m, acampamento Sembalun Crater, onde acampamos e jantamos bem cedo para o ataque ao cume do Rinjani logo pela manhã.

DIA 2

As 2h da manhã nos preparamos com muitas roupas para o frio, um bom café da manhã indonésio e muita disposição, o ataque ao cume Rinjani leva ao menos 4h e assim foi, uma subida dura, confesso que foi uma das mais difíceis da minha vida, um terreno arenoso, escorregadio, sem aderência, não muito úmido, ventando muito, 5 graus a 3.726m de altitude de um vulcão ativo a vista do Rinjani e algo de tirar o fôlego.

Em seguida de volta ao acampamento Sembalun para um breve respiro, arrumamos nossas coisas e seguimos a Hot Springs, 3h de caminhada em descida íngreme por pedras e rochas para um merecido banho de águas quentes a 2.000m de altitude.

O segundo dia não termina por aí, nosso próximo e último acampamento estava a 3h dali com um pouco mais de altitude, sim! Voltamos a subir a 2.639m para o último acampamento Crater Senaru, onde acampamos com vista para o lago.

DIA 3

O dia seguinte amanhece e o único e último objetivo da expedição e o retorno ao Semabalum Village, onde tudo começou, o caminho de volta não é o mesmo por onde viemos, um caminho o diferente, mata fechada, mais envolto a natureza com árvores enormes dando a possibilidade de fazer a trilha totalmente protegido do sol.

Após 5h de descida, uma trilha bem agradável e paradas para lanches, enfim chegamos ao final da expedição, na entrada do Parque Nacional Rinjania 601m.

Siga @glauciafdeoliveira

Marque @trilhasconectam na sua foto!
Compartilhe seus relatos, use #trilhasconectam

A natureza não é lugar do seu lixo!
Curta, preserve, caminhe… mas leve seu lixo com você.